sábado, outubro 14, 2017

Há cinco anos um salto em paraquedas bateu a barreira do som

Felix Baumgartner (Salzburgo, 20 de abril de 1969) é um paraquedista e base jumper austríaco.
No dia 14 de outubro de 2012, ele fez o salto de mais elevada altitude de todos os tempos (39.000 metros), batendo o recorde estabelecido em 1960 por Joseph Kittinger.
  
O salto e a quebra da barreira do som
Após ser adiado por 2 vezes (primeiramente foi marcado para o dia 09/10 e depois para 12/10) devido ao mau tempo, Felix saltou no dia 14 de outubro de 2012 de uma cápsula levada por um balão à estratosfera por volta das 15.05 horas (hora local de Roswell - USA). A subida demorou duas horas e trinta minutos.
Para saltar, ele teve de respirar oxigénio puro para eliminar o azoto do seu sangue, que poderia se expandir em alturas elevadas e com isso ameaçar sua saúde.
Com o sucesso do salto, o austríaco afirmou que quer “inspirar a próxima geração”. “Quero ajudar quem quiser vir e quebrar meu recorde”, contou ele.
  
Prémios e recordes
  • Ele detém o recorde mundial do mais baixo salto de base jump, do mundo, após saltar de uma das mãos do Cristo Redentor.
  • Primeira pessoa a cruzar o Canal da Mancha em queda livre, vestindo apenas um wingsuit.
  • Primeira pessoa a romper a barreira do som em queda livre (atingiu a velocidade de 373 m/s), deu o salto mais alto de todos os tempos e o pulo de paraquedas mais alto.
  • A transmissão ao vivo do seu salto da estratosfera tornou-se o vídeo ao vivo com maior número de visualizações simultâneas: 8 milhões.

Sem comentários: