sábado, outubro 14, 2017

Bing Crosby morreu há quarenta anos...

Bing Crosby (Tacoma, Washington, 3 de maio de 1903 - Madrid, Espanha, 14 de outubro de 1977) foi um cantor e ator norte-americano. Considerado um dos maiores cantores populares do século XX, morreu vítima de um ataque cardíaco enquanto jogava golfe.

Nascido Harry Lillis Crosby, o nome de Bing foi decidido por ele mesmo, inspirado na personagem Bingo. Abandonou a carreira de Direito para tocar bateria e cantar. Montou um trio e percorreu os Estados Unidos, de uma costa a outra, no final da década de 20.
Em 1930 apareceu pela primeira vez no cinema participando no filme "King of Jazz". A sua primeira gravação a solo foi logo depois, em 1931, com "I Surrender Dear". A partir daí assinou contrato com rádios e gravou mais de 300 músicas até ao final da década de 50, transformando-se no cantor mais popular dos Estados Unidos nas décadas de 30 e 40.
No cinema, Bing Crosby formou uma famosa dupla cómica com Bob Hope nos anos 40. Brilhou em "O Bom Pastor", que lhe deu o Óscar de melhor ator em 1944, "Os Sinos de Santa Maria", "A Caminho do Rio", "Anjos e Piratas", "Natal Branco", "Amar é Sofrer", que lhe valeu outras nomeações para o prémio em 1954, "High Society", "Dizem que é Amor", "Robin Hood de Chicago" e "A Última Diligência".
Bing imortalizou a canção "White Christmas" e a sua voz transformou-se em sinónimo de Natal. Casou duas vezes e teve sete filhos, três deles com a também atriz Kathryn Grant, a sua segunda esposa.
 
 

Sem comentários: