sábado, setembro 09, 2017

David A. Stewart - 65 anos

David Allan Stewart (Sunderland, 9 de setembro de 1952), é um músico britânico, conhecido pelo seu trabalho nos Eurythmics.

Biografia
Nascido em 8 de setembro de 1952, em Sunderland, Dave entrou no mundo musical literalmente por acidente. Tudo aconteceu aos 13 anos, após sofrer uma grave contusão jogando futebol. Dave era um excelente jogador, tendo jogado em algumas seleções inglesas menores e durante a sua convalescença recebeu uma guitarra para passar o tempo. Após montar um grupo, The Longdancer, Dave acabou encontrando Annie Lennox e resolveram morar juntos.
O começo foi bem difícil e eles aproveitavam qualquer chance que tinham para entrar num estúdio e ensaiarem as suas canções. Dave e seu colega Peet Combies procuravam um selo e só conseguiram quando apresentaram Annie.
O resultado foi o nascimento do grupo The Catch que lançou apenas um compacto - Borderline - antes de fracassarem terrivelmente. E o grupo foi abandonado pelo selo quando o trio adicionou Jim Tooney e Eddie Chin a sua formação.
O quinteto acabou mudando de nome; eram agora The Tourists. E a banda começou a ganhar alguns fãs. A mistura punk e pop, além da produção do legendário produtor alemão Conny Plank (trabalhou, entre outros, com os Kraftwerk) fez a banda crescer em palco e até fizeram um tour ao lado dos Roxy Music.
O grupo lançou três discos em dois anos - The Tourists (1979); Reality Effect (1979) e Luminous Basement (1980) e conseguiu um grande sucesso com o cover de um clássico de Dusty Springfield - "I Only Want To Be With You", do segundo disco, Reality Effect, que chegou a conseguir disco de platina.
Apesar do sucesso, Dave e Annie nunca gostaram muito do grupo ou do formato de banda de rock e resolveram acabar com a banda após cinco compactos e muitas disputas internas, em 1981. Depois de abandonarem a Logo Records, foram para a RCA e resolveram mudar para a Alemanha onde, mais uma vez, iriam trabalhar com Conny Plank.
Com ele, começaram a produzir algumas demos. A primeira providência adotada por Dave e Annie era de jamais trabalharem novamente com um grupo. A partir de agora, seriam apenas os dois. Para isso, escolheram um nome diferente: Eurythmics (e não The Eurythmics). O nome foi tirado de uma dança grega que Annie aprendeu quando criança e Dave vendeu à RCA que o nome tinha a ver com elementos "europeus e rítmicos". Mesmo sem convencerem a gravadora, adotaram o nome.


Sem comentários: