sábado, setembro 09, 2017

Champignon morreu há quatro anos

Champignon, nome artístico de Luiz Carlos Leão Duarte Junior (Santos, 16 de junho de 1978 - São Paulo, 9 de setembro de 2013), foi um baixista, beatboxer e vocalista brasileiro, da banda santista Charlie Brown Jr.
Foi eleito por três vezes consecutivas o melhor baixista no VMB da MTV e venceu por duas vezes o prémio de melhor instrumentista no Prémio Multishow.
Para o crítico musical Hagamenon Brito, Champignon foi, ao lado de PJ (do Jota Quest) e Alexandre Dengue (Nação Zumbi), um dos três melhores baixistas do pop rock brasileiro dos anos 90.
(...)
Na noite de 8 de setembro de 2013, Champignon foi a um restaurante com sua esposa, grávida de cinco meses. Após retornarem a casa, por volta de 00.30 UTC-3, o músico foi para o quarto onde ficavam guardados os seus instrumentos e cometeu suicídio com uma arma de fogo. A sua esposa, após ouvir o estampido, foi ao quarto e encontrou o corpo do músico caído ao chão, com ferimento do lado direito da cabeça, disparado por uma pistola 380. Segundo depoimentos na delegacia que acompanha o caso, o músico e sua esposa teriam discutido no restaurante. Ela entrou em estado de choque e os vizinhos, ao ouvirem o barulho e os gritos vindos do 10º andar do prédio em que moravam, chamaram a Polícia. Uma equipe do SAMU ainda chegou a ser chamada ao local. O caso foi investigado pela 89º Delegacia de Polícia local.
Champignon tinha 35 anos e tirou a própria vida seis meses após Chorão - o seu companheiro na banda Charlie Brown Jr. - ter morrido de overdose, e quatro meses após Peu Sousa - seu companheiro na Nove Mil Anjos - cometer suicídio, aos 35 anos.
Um dia antes de ser encontrado morto, uma imagem colada no mural da sua página no Facebook atordoou Champignon: uma montagem feita em computador aplicava a palavra "Judas" no peito do músico.
Peri Carpigiani, vocalista da extinta banda Nove Mil Anjos, credita o stress causado pela morte de Chorão (ex-parceiro e amigo de infância), o julgamento do público e o medo de não conseguir dar sequência a um novo trabalho como os fatores que empurraram o baixista para a morte. A viúva de Champignon pensa o mesmo. Em entrevista dada a revista Marie Claire, um ano após a morte do músico, ela afirmou que "ele vivia nervoso e sentia vergonha de andar na rua por causa dos maus tratos que sofria em público", e disse acreditar que "se Chorão e Champignon se tivessem perdoado para valer, tudo seria diferente".

Sem comentários: