segunda-feira, agosto 28, 2017

Sterling Morrison nasceu há 75 anos

Holmes Sterling Morrison, Jr. (28 de agosto de 194230 de agosto de 1995) foi um dos fundadores e membro da banda de rock The Velvet Underground, tocava guitarra e, ocasionalmente, baixo.

Morrison formou-se em Inglês na Universidade de Siracusa, onde conheceu Lou Reed, um estudante bolsista de Inglês. Embora os dois estudassem juntos, separaram-se depois de Morrison terminar os seus estudos e Reed se formar em 1964, voltando a encontrar-se em Nova York, em 1965. Nessa época, Reed conheceu John Cale que estava interessado em começar uma banda, então, quando encontrou Morrison, convidou-o para participar, surgindo assim os The Velvet Underground.
Morrison tocou principalmente guitarra na banda, nos dois primeiros álbuns, embora quando Cale - baixista oficial da banda - tocava viola ou teclados, Morrison frequentemente tocava baixo. Outras músicas, no entanto, (incluindo "Heroin" e "Sister Ray") têm Reed e Morrison na guitarra, enquanto Cale tocou viola ou órgão. Embora Morrison tenha sido elogiado algumas vezes como baixista (em faixas como "Sunday Morning" e "Lady Godiva's Operation"), não gostava de tocar esse instrumento.
Após o fim da banda, Morrison continuou a colaborar com os demais membros tendo participado de álbuns de John Cale, Moe Tucker e Nico.
Em 1994, Morrison tocou em duas faixas ("Friendly Advice" e "Great Jones Street") do álbum Bewitched da banda de dream pop e indie rock Luna.
Morreu de um Linfoma não-Hodgkin (LNH), que é uma neoplasia maligna que se origina nos gânglios linfáticos (que são muito importantes no combate a infecções), apenas dois dias depois de fazer 53 anos.
 
 

Sem comentários: