quinta-feira, agosto 24, 2017

Stephen Fry - 60 anos!

Stephen John Fry (Hampstead, Londres, 24 de agosto de 1957) é um ator, roteirista, apresentador de televisão, cineasta e comediante britânico nascido na Inglaterra. Fry trabalhou em vários papéis com Hugh Laurie (famoso pelo personagem-título da série Dr. House) e Rowan Atkinson (o eterno Mr. Bean). Chamou pela primeira vez a atenção na apresentação do Cambridge Footlights Revue, em 1982, "The Cellar Tapes", que também incluiu Hugh Laurie, Emma Thompson e Tony Slattery.
Como ator, Fry desempenhou o papel principal no filme Wilde e o apresentador de talk-show Gordon Deitrich em "V de vingança" (2006). Ele também apresentou uma série de televisão 2008 Stephen Fry in America, na qual ele viajou por todos os 50 Estados americanos em seis episódios. Fry tornou-se conhecido do público americano pelo seu papel recorrente como convidado o Dr. Gordon Wyatt na série Bones, da FOX. Na televisão britânica, ele apresenta o programa QI, pela BBC.
Tornou-se ainda conhecido nos Estados Unidos por emprestar a sua voz ao desenho animado Pocoyo, com temática voltada para crianças em idade pré-escolar. No Brasil, foi homenageado pelo cantor e compositor Zeca Baleiro, que compôs a canção "Stephen Fry" em 1995, que foi lançada dois anos depois no álbum Por Onde Andará Stephen Fry?.
Além do seu trabalho na televisão, Fry contribuiu com colunas e artigos para jornais e revistas, e já escreveu quatro romances e uma autobiografia. Ele também aparece com frequência na BBC Radio 4. Fry tem sido descrito como um "tesouro nacional", um "fenómeno" e "um epítome do Homem da Renascença".
Em 2008 participou da narração do jogo de videogame LittleBigPlanet, da MediaMolecule, e em 2014, voltou a trabalhar com Hugh Laurie em LittleBigPlanet 3
Num dos seus mais recentes trabalhos, Fry dobrou o Gato de Cheshire do filme Alice no Pais das Maravilhas, de Tim Burton.
Famoso por ter "lido" todos os livros da saga Harry Potter em formato de audiobook e por ser viciado em tecnologia, dizem que não existe um smartphone que não tenha comprado. Participa dos eventos em favor do GNU - Linux e é apreciador dos computadores da Apple.
Em 2011, fez o papel do irmão de Sherlock Holmes, Mycroft Holmes, no filme Sherlock Holmes: A Game of Shadows.

Sem comentários: