domingo, agosto 13, 2017

O músico Jules Massenet morreu há 105 anos

Jules Émile Frédéric Massenet (Montaud, 12 de maio de 1842 - Paris, 13 de agosto de 1912) foi um compositor francês. Foi especialmente conhecido por suas óperas, muito populares no final do século XIX e início do século XX.
Nascido em Montaud, perto de Saint-Étienne, mudou-se com sua família para Paris, a fim de que pudesse estudar no conservatório. Ganha o "Grand Prix" de Roma em 1862 e vive por lá durante três anos. O seu primeiro grande sucesso foi a oratória Marie-Madeleine, aclamado por seus contemporâneos Tchaikovsky e Gounod.
Massenet deixa de compor para servir como soldado na guerra Franco-Prussiana, mas um ano depois (1871) volta, ao fim da guerra. Foi professor de composição de grande influência no Conservatório de Paris a partir de 1878, tendo como alunos Gustave Charpentier, Reynaldo Hahn e Charles Koechlin.
As suas óperas mais famosas foram: Manon (estreada em 1884), Werther (em 1892) e Thaïs (em 1894). São representadas frequentemente, com enorme sucesso.
Massenet usou o Leitmotiv de Richard Wagner nas suas obras, mas adotou um certo matiz francês - criticado por alguns, que o consideraram muito "enfeitado".
Além das óperas, escreveu também bailados, oratórios, cantatas, peças orquestrais e cerca de 200 canções.


Sem comentários: