quarta-feira, agosto 30, 2017

Michael Jackson, o guru da cerveja, morreu há dez anos

Michael Jackson (Wetherby, 27 de março de 1942 - Londres, 30 de agosto de 2007) foi um jornalista britânico. Apelidado de "beer hunter" (caçador de cervejas), Michael Jackson foi autor de diversos livros dedicados ao tema da cerveja e do uísque.
  
Vida
O renome de Michael Jackson entre os apreciadores de cerveja se iniciou com a publicação de seu livro The World Guide To Beer em 1977. Nesta obra ele avalia e descreve detalhadamente um total de 500 marcas clássicas de cervejas. As cervejas listadas no livro se encontram organizadas em diferentes estilos e categorizadas com base na cultura e tradição das regiões onde elas eram originalmente produzidas.
O livro foi posteriormente traduzido para mais de dez idiomas e é considerado até hoje uma das obras mais fundamentais a tratar do universo das cervejas e de seus diferentes estilos. Também é amplamente aceito que as modernas teorias que tratam dos diferentes estilos de cerveja, com suas diferenciações entre lagers e ales, é baseada no trabalho realizado por Jackson neste livro. Foi ele que introduziu, por exemplo, o termo "fermentação alta" como uma das principais características das cervejas de tipo ale e de "fermentação baixa" para as cervejas de tipo lager.
O seu trabalho foi uma forte influência no processo de popularização da cultura cervejeira nos Estados Unidos da América e contribuiu para o aparecimento e disseminação no território norte-americano de inúmeras microcervejarias, o que levou à multiplicação dos estilos de cervejas produzidas e consumidas pela população daquele país.

Enviar um comentário