sábado, julho 29, 2017

O Incidente da Ponte Marco Polo foi há 80 anos

O Incidente da Ponte Marco Polo é o nome dado à batalha ocorrida entre chineses e japoneses em 7 de junho de 1937, e que marca, oficialmente, o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa entre a República da China e o Império do Japão.

A referida ponte, cujo nome em mandarim é Lugouqiao, vem a ser uma obra arquitetónica edificada em mármore com onze arcos e 266 metros de comprimento. Foi construída em 1192 e posteriormente restaurada durante a dinastia Kangxi (1662-1722), e está localizada num subúrbio ao leste de Pequim, atravessando o rio Yongding.

Ela também é conhecida, principalmente no mundo ocidental, como Ponte Marco Polo, pois acredita-se que essa é a ponte descrita por Marco Polo, explorador e aventureiro italiano nas suas anotações ao longo de sua viagem à Ásia e Extremo Oriente no século XIII.

(...)

Após dias de negociações entre os comandantes inimigos que nada resolveram, as tropas imperiais, reforçadas por divisões vindas da Manchúria invadiram a região por todos os lados, tomando a ponte Marco Polo, os subúrbios próximos de Wamping e a própria cidade de Pequim a 29 de julho, numa escalada da guerra que a partir daí se tornou aberta e total entre as duas nações.

Enviar um comentário