domingo, maio 28, 2017

Leopold Mozart, o pai de Wolfgang, morreu há 230 anos

Johann Georg Leopold Mozart (Augsburgo, 14 de novembro de 1719 - Salzburgo, 28 de maio de 1787) foi um compositor, regente, professor de música e violinista.

Leopold nasceu em Augsburgo em 1719, filho de Johann Georg Mozart e Anna Maria Sulzer. Casou-se com Anna Maria Pertl Mozart, tendo sete filhos, mas só dois sobreviveram, Maria Anna Walburga Ignatia e Wolfgang Amadeus Mozart, os outros morreram todos com menos de 1 ano de idade. Quando descobriu que tinha um menino prodígio, Wolfgang, levou o pequeno de 5 anos pela Europa para apresentá-lo a todos e mostrar do que ele era capaz. Leopold iniciou Wolfgang na música, apresentava-o a reis, príncipes, e outros membros da nobreza e do clero.
Compôs uma grande variedade de música, sendo bastante conhecido em sua época principalmente na região da Alemanha. Suas composições incluem mais de 30 grandes serenatas; 12 oratórios; música para pantomimas; música turca (muito em voga na década de 1760); música contrapontística; 3 sonatas para pianoforte; música de igreja, divertimentos e trios para diversos instrumentos e um grande número de sinfonias e concertos, especialmente para flauta transversal, oboé, fagote, trompete, etc, sem falar das centenas de minuetos e outras danças populares do período.
Muito de sua obra se perdeu ou foi esquecida com o passar dos anos em razão da supervalorização das obras de seu filho Wolfgang, mas a Cassação em Sol para orquestra e a Sinfonia Brinquedo, atribuida no passado a Joseph Haydn, permanecem populares entre suas sinfonias, assim como seu Concerto para Trompete.


Sem comentários: