sexta-feira, maio 12, 2017

Katharine Hepburn nasceu há 110 anos

Katharine Houghton Hepburn (Hartford, 12 de maio de 1907 - Old Saybrook, 29 de junho de 2003) foi uma importante actriz dos Estados Unidos da América. Hepburn actuou no cinema, na televisão e no teatro, e hoje é reconhecida como sendo um símbolo feminista e permanece uma das mais famosas estrelas de cinema de sempre.
Uma lenda do cinema, Katharine Hepburn ganhou o maior número de Óscares de toda a história do evento, quatro, como melhor atriz. Possui ainda um dos maiores números de nomeações para o prémio na categoria para melhor atriz, num total de doze, sendo que Kate Hepburne só teve nomeações como atriz principal. Hepburn ganhou um Emmy em 1975 pelo seu papel em Love Among the Ruins, e foi nomeada para outros quatro Emmys e também para dois Tonys durante os mais de setenta anos em que esteve envolvida com a Sétima Arte.
Em 1999, o AFI escolheu-a como a maior actriz de todos os tempos, numa lista de 25, que incluía Bette Davis, Ingrid Bergman, entre outras. Hepburn teve um famoso e longo romance com Spencer Tracy, dentro e fora das telas, durante 25 anos. Fizeram nove filmes juntos.
Uma antiga empregada doméstica sua, Emma Faust Tillman, chegou a ser a pessoa mais velha do mundo a partir de 24 de janeiro de 2007, com 114 anos.
Hepburn morreu em sua casa de Old Saybrook, no estado de Connecticut em 29 de junho de 2003.

Sem comentários: