segunda-feira, abril 10, 2017

Stuart Sutcliffe, o quinto Beatle, morreu há 55 anos

Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, mais conhecido como Stuart Sutcliffe ou Stu (Edimburgo, Escócia, 23 de junho de 1940 - Hamburgo, Alemanha, 10 de abril de 1962) foi um artista famoso por fazer parte da fase inicial do grupo de rock inglês The Beatles, sendo por vezes chamado de O Quinto Beatle.

Biografia
Batizado como Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, nasceu na Escócia, na cidade de Edimburgo. Cresceu na pequena cidade de Huyton, próxima de Liverpool, Inglaterra. Stuart Sutcliffe foi o primeiro baixista dos Beatles. A sua entrada nos Beatles deu-se pela amizade que tinha com o líder do grupo, John Lennon. Stu e John conheceram-se na escola de arte chamada Liverpool College of Art. Stu era um jovem interessado em pintura, e um dia um comprador ofereceu-lhe 37 libras por um quadro. Ele ia vendê-lo, mas John, dizendo que era pouco, convenceu o cliente de que o justo era 50 libras, o que era injusto por uma obra amadora; porém, com esse dinheiro, comprou um contrabaixo elétrico e entrou para os Beatles. O seu estilo musical era limitado e, sendo algo que não incomodava só aos outros Beatles como a si mesmo, era comum vê-lo tocando de costas para o público.

Hamburgo
Antes da fama, os Beatles fizeram uma pequena turnê na cidade de Hamburgo, na Alemanha, e foi lá que Stu acabou conhecendo Astrid Kirchherr. Astrid tornou-se a sua namorada e foi ela quem deu a ideia do estilo de cabelo dos Beatles (franjas penteadas para frente). Pouco tempo depois, Stu Sutcliffe deixou a banda para ficar com a namorada em Hamburgo e dedicar-se completamente à pintura (a sua verdadeira paixão).

Morte
Alguns meses depois morreu, de hemorragia cerebral, aos 21 anos de idade. Pauline Sutcliffe sempre disse que a morte de Stu estava ligada a uma luta que John Lennon e Stu tiveram. Segundo ela, os dois haviam lutado em Hamburgo e John teria dado um pontapé na cabeça de Stu, causando-lhe lesões que o teriam levado à morte, (teoria publicada no livro de Albert Goldman: "The lives of John Lennon"). Porém, quando indagada sobre o facto, Astrid Kirchherr (namorada de Stu em Hamburgo) negou a ocorrência deste incidente. Graças a entrevistas feitas a George Harrison, Paul McCartney e Pete Best, foi  comprovado que o incidente não ocorreu. Na verdade foi fruto da briga que John e Stu tiveram com clientes que frequentavam o clube durante um show de turnê na Escócia (que criticaram Stu), Stu foi empurrado e bateu a cabeça com violência numa parede. Encontra-se sepultado em Merseyside, na Inglaterra.

O artista
Como artista, Stu mostrava nas suas obras influências britânicas e europeias de artistas abstratos misturada com influência do movimento abstrato expressionista americano. Hoje algumas de suas obras encontram-se em galerias de Liverpool, Inglaterra.

Enviar um comentário