quinta-feira, abril 20, 2017

Mike Portnoy - 50 anos!

Mike Portnoy (Nova York, 20 de abril de 1967) é um baterista norte-americano, conhecido principalmente por ter sido o baterista oficial e co-fundador da banda de metal progressivo Dream Theater. Aclamado por ser um baterista extremamente habilidoso, Portnoy ganhou 29 prémios da conceituada revista Modern Drummer. Sendo também a segunda pessoa mais jovem (atrás apenas de Neil Peart) a ser colocada no Modern Drummer's Hall of Fame (aos 37 anos de idade). Mike co-produziu 6 álbuns dos Dream Theater com o também membro e guitarrista da banda, John Petrucci, iniciando com  Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory até Black Clouds and Silver Linings. A partir de A Change of Seasons para a frente, Portnoy escreveu uma significativa quantidade de letras para a banda.
Além de seu trabalho com os Dream Theater, Portnoy também é conhecido por muitos projetos paralelos e tributos a bandas. É membro fundador do Liquid Tension Experiment, uma banda de rock progressivo instrumental, com outros membros dos Dream Theater: John Petrucci e Jordan Rudess, juntamente com o baixista Tony Levin. Também é um membro fundador da Transatlantic, um super grupo de rock progressivo, contando com o teclista/vocalista Neal Morse (ex-Spock Beard), o guitarrista da Flower Kings, Roine Stolt e o baixista dos Marillion, Pete Trewavas. Portnoy também gravou, fez tours e tocou ao vivo com os Neal Morse, OSI, Hail !, Stone Sour, Fates Warning, Overkill, G3. Chegando também a tocar na banda  Avenged Sevenfold, em lugar do recentemente falecido baterista da banda, The Rev.
Ao longo dos anos, Portnoy também produziu muitos tributos a bandas como: Beatles, Led Zeppelin, Rush e The Who, permitindo-lhe executar músicas de bateristas que o influenciaram e que estão entre os seus favoritos.


Enviar um comentário