quarta-feira, abril 19, 2017

Levon Helm morreu há cinco anos

Levon Helm, nome artístico de Mark Lavon Helm (26 de maio de 194019 de abril de 2012) foi um multi-instrumentista e ator dos Estados Unidos da América, mais conhecido como vocalista e baterista do grupo de rock The Band. Helm tornou-se célebre pela sua voz, profundamente sentimental, e o seu estilo criativo na bateria, características bem representadas em gravações dos The Band como "The Weight", "Up on Cripple Creek" ou "The Night They Drove Old Dixie Down". Após o fim do grupo, em 1978, fez alguns papéis no cinema e deu início a uma carreira a solo, trabalhos que passou a manter paralelamente a quando do regresso dos The Band ao ativo, em 1983.
Foi-lhe diagnosticado um cancro da garganta no final da década de 90. Após um longo período de recuperação formou uma banda solo, voltando a se apresentar ao vivo e gravando três álbuns: Dirt Farmer (2007), vencedor do Grammy na categoria "Best Traditional Folk Album", Electric Dirt (2010), vencedor do Grammy na categoria estreante "Best Americana Album", e o ao vivo Ramble at the Ryman (2011), também premiado com um Grammy de "Best Americana Album".
Helm continuou a fazer shows esporádicos no seu estúdio caseiro em Woodstock, até que, em abril de 2012 foi divulgado pela sua esposa e filha que estava "nos estágios finais duma batalha contra o cancro". Dois dias depois do anúncio, morreu no Hospital Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Manhattan.


Enviar um comentário