terça-feira, abril 18, 2017

A Batalha de Cerro Gordo foi há 170 anos

A Batalha de Cerro Gordo, ou Batalha de Sierra Gordo, foi uma batalha travada a 18 de abril de 1847 pelos exércitos do México e dos Estados Unidos na chamada Guerra Mexicano-Americana. As tropas dos Estados Unidos lideradas por Winfield Scott era maior do que a unidade do exército mexicano de Antonio López que encarou uma posição defensiva do forte.
  
Batalha
As Forças Armadas dos Estados Unidos capturaram o porto de Veracruz a 27 de março de 1847. Depois disso, o general Winfield Scott avançou para Cidade do México. O General Antonio López de Santa Anna, no comando das forças mexicanas da área, bloqueou a marcha de Scott em Cerro Gordo, perto de Xalapa, com mais de 12.000 soldados num desfiladeiro fortificado. 

(...)

Corpo de Engenheiros do exército comandado pelo capitão Robert E. Lee descobriu um trilho de montanha perto da posição de Antonio López. General Scott moveu rapidamente o exército do seu comando ao longo deste trilho, para fora do flanco dos mexicanos. 
 
Consequências
Os mexicanos tiveram 1.000 homens mortos e feridos, com um adicional de 3.000 homens feitos prisioneiros. Estados Unidos teve poucas baixas: 64 mortos e 353 feridos. O General Antonio López, apanhado de surpresa pelo 4ª Regimento da Infantaria voluntária de Illinois, foi obrigado a cavalgar sem a sua perna artificial, que foi capturada e ainda está em exibição no Museu Militar do Estado de Illinois, em Springfield, Illinois.
Esta batalha tem sido chamada de "Batalha das Termópilas do Ocidente", porque o uso do terreno foi semelhante à manobra de que os persas usaram para derrotar os gregos. Durante o tumulto, os membros do Batalhão de São Patrício, irlandeses lutando pelos mexicanos, tiveram maior oposição à forças dos Estados Unidos nesta batalha. Este batalhão foi composto principalmente de soldados da Europa que tinham se alistado no Exército dos Estados Unidos, mas que por uma variedade de razões desertaram para lutar pelos mexicanos  contra os Estados Unidos. 


Enviar um comentário