sexta-feira, março 24, 2017

Wilhelm Reich nasceu há 120 anos

Wilhelm Reich (Dobzau, Austria, 24 de março de 1897 - Lewisburg, Pensilvânia, 3 de novembro de 1957) foi um médico, psicanalista e cientista. Ex-colaborador de Sigmund Freud, rompeu com este para dar prosseguimento à elaboração de suas próprias ideias no campo da psicanálise.

Formando-se em 1922, inicia os seus trabalhos com o tratamento de pacientes com distúrbios mentais na Universidade Neurológica e Psiquiátrica, junto a Paul Schilder. Inclui, no tratamento, técnicas de hipnose e de psicoterapia.
Em 1924, faz a sua pós-graduação, tornando-se membro integrante da Sociedade Psicanalítica de Viena, na qual ficou até 1930.
Foi casado com Annie Reich (que se tornaria psicanalista), de quem se divorciou em 1932, e com a qual teve duas filhas, Eva e Lore. Viveu mais tarde com a bailarina Elsa Lindenberg, de quem se separou ao partir para os Estados Unidos. Pouco depois de lá chegar, viveu com a sua assistente Ilse Ollendorf, com quem se casou e com quem teve um filho, Peter. Mais tarde, divorciou-se e teve uma ligação com a bióloga e colaboradora Aurora Karrer, a sua última companheira.
Em 1933, é forçado pelos nazis a sair da Alemanha, mudando-se para Oslo, na Noruega, laborando no Instituto de Psicologia da universidade local. Ali vive até 1939, quando se muda para Nova Iorque, cuidando de divulgar suas ideias, agora na língua inglesa, tendo o seu livro "A função do orgasmo" sido publicado pela primeira vez neste idioma em 1942.
Nos Estados Unidos, Reich cria um instituto para o estudo do "orgónio", passando a fazer muitas pesquisas, inclusive para tratamento do cancro, pesquisas essas publicadas em seu livro "A Biopatia do Cancro". Em 1954, passa a ser investigado pela Food and Drug Administration, o que lhe rende um processo e posterior aprisionamento, após infrutíferas tentativas de apelação. Reich não reconhecia outra pessoa na defesa de sua ciência que não ele mesmo.
Preso em 12 de março de 1957, morre de ataque cardíaco em 3 de novembro do mesmo ano.

Sem comentários: