domingo, março 05, 2017

Tarrasch nasceu há 155 anos

Siegbert Tarrasch (Breslávia, 5 de março de 1862 - Munique, 17 de fevereiro de 1934) foi um dos mais fortes xadrezistas do fim do século XIX e início do século XX, chegou a ser um dos quatro melhores do mundo. Médico judeu e patriota alemão, perdeu o filho na Primeira Guerra Mundial. Por causa da sua longevidade, não escapou ao sofrimento das perseguições nazis.
Tarrasch era um dos quatro melhores jogadores do mundo (juntamente com Wilhelm Steinitz, Emanuel Lasker e Chigorin) durante quase 20 anos até ele perder um título para Lasker em 1908. Ele ocupa uma única posição na literatura escaquística e hoje é lembrado principalmente como um grande professor de xadrez. A sua palavra era lei. Unindo teorias de Morphy e Steinitz, ele elogiava o valor da mobilidade e desenvolvimento rápido, pioneiro do ataque que pacientemente acumulava pequenas vantagens até poder fazer um grande ataque. Ele protegeu a Variante das Defesas Abertas da Ruy Lopez e da Francesa e a Defesa Tarrasch onde ele acreditava que a mobilidade das peças pretas resolveriam o seu peão isolado da dama.



A Defesa Tarrasch é uma defesa de xadrez que se produz após os seguintes lances, sendo considerada uma variação do Gambito da Dama Recusado:
1.d4 d5
2.c4 e6
3.Cc3 c5

Sem comentários: