segunda-feira, março 20, 2017

O livro A cabana do Pai Tomás foi publicado há 165 anos

Uncle Tom's Cabin; or, Life Among the Lowly (em português: A cabana do Pai Tomás) é um livro da escritora norte-americana Harriet Beecher Stowe.
A Cabana do Pai Tomás apresenta, de forma romanceada, o conflito vivido entre os escravos norte-americanos e os ricos proprietários de terras no sul dos Estados Unidos, mostrando quão infame era a escravatura. A Cabana do Pai Tomás é uma história de fé, coragem, determinação, perseverança e luta pela liberdade.
Harriet Beecher Stowe, que conheceu de perto a realidade do cenário que narra, passa ao leitor um sentimento de revolta e indignação ao apresentar detalhadamente o comércio "legal" de seres humanos e a forma brutal e selvagem com que os senhores tratavam os negros a fim de obterem mais lucros nas suas propriedades. Este registo literário contribuiu intensamente para a abolição da escravatura - basta observar que, dois anos após o seu lançamento (que foi a 20 de março de 1852), surgiu o Partido Republicano, que abraçou a causa abolicionista. A autora chegou até mesmo a merecer, do presidente norte-americano Abraham Lincoln, esta consideração: "Foi a senhora que, com seu livro, causou essa grande guerra" (a guerra entre os estados).

Sem comentários: