segunda-feira, março 06, 2017

O Gana tornou-se independente há 60 anos

Gana (oficialmente República do Gana; em inglês: Republic of Ghana) é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade do Gana é Acra. A palavra Gana significa "guerreiro" e é derivado do antigo Império do Gana.
Gana foi habitada em tempos pré-coloniais por um número de antigos reinos predominantes chamados de Akan, incluindo os povos do reino anterior chamados de Império Ashanti, o Akwamu, o Akyem, o Bonoman, o Denkyira, e o Fanti, entre outros. Os não Akan formaram um povo chamado de Ga, assim como os Bonoman. Antes do contacto com os europeus o comércio entre os Akan e vários estados africanos floresceu, devido à riqueza do ouro Akan. O comércio com os países europeus começaram após o contacto com o Império Português nos século XV e XVII, e os ingleses estabeleceram a Costa do Ouro como colónia em 1874 sobre alguns territórios, mas não todo o país.
A Costa do Ouro alcançou a independência do Reino Unido em  6 de março de 1957 e tornou-se a primeira nação Africana a fazê-lo do colonialismo europeu. O nome Gana foi escolhida para a nova nação para refletir no antigo Império Gana, uma vez que se estendeu por grande parte da África ocidental.
Gana é um membro da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, a Organização das Nações Unidas, a Comunidade das Nações, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e um membro associado da Francofonia. Gana é um dos maiores produtores de grão de cacau do mundo e tem o Lago Volta, o maior lago artificial do mundo em superfície.
 

1 comentário:

voyance par mail rapide disse...

Muy buen blog, gracias por detalles sobre el disparo, que va a hacer a crecer.