quarta-feira, março 01, 2017

Kesha - 30 anos

Kesha Rose Sebert (Los Angeles, 1 de março de 1987) também conhecida pelo seu nome artístico Kesha (antes estilizado como Ke$ha) é uma cantora e compositora dos Estados Unidos. A sua descoberta deu-se no início de 2009, depois de ter emprestado a sua voz à canção "Right Round", do rapper Flo Rida.
O álbum de estreia de Kesha, Animal, lançado em janeiro de 2010, liderou as tabelas do Canadá, Grécia e Estados Unidos, tendo estreado no número um da Billboard 200. O álbum vendeu 152 mil cópias, na sua semana de estreia e gerou quatro singles, sendo "Tik Tok" o single de estreia, que foi lançado a 7 de agosto de 2009. Ele alcançou o primeiro posto em onze países e recebeu discos de platina na Austrália, Canadá, Alemanha e Nova Zelândia. Nos EUA, a canção atingiu o topo da Billboard Hot 100, onde permaneceu por nove semanas consecutivas. Até julho de 2010, a música já havia vendido mais cinco milhões de cópias nos EUA e, como resultado disso, recebeu o certificado de disco de platina por cinco vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA). "Blah Blah Blah", "Your Love Is My Drug" e "Take It Off" foram lançados como o segundo e terceiro singles do álbum, respectivamente. Todas as três músicas posicionaram-se nas dez melhores posições em vários países e receberam as certificações de ouro e platina na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Em novembro de 2010, foi lançado o primeiro EP da cantora: Cannibal. O EP posicionou-se nas vinte melhores colocações nos Estados Unidos e Canadá e recebeu o certificado de disco de ouro pela RIAA. O seu primeiro single, "We R Who We R", estreou no número um nos EUA, e alcançou o mesmo lugar na Austrália e no Reino Unido. "Blow", o segundo single, atingiu o número sete nos EUA e recebeu o certificado de disco de platina pela RIAA e pela Australian Recording Industry Association (ARIA). O segundo trabalho de estúdio da cantora, Warrior, foi lançado no início de dezembro de 2012. O seu primeiro single, "Die Young", foi lançado a 25 de setembro de 2012 e estreou no número 13 nos EUA, tendo mais tarde atingido o pico no número dois. No Reino Unido, alcançou o número oito. O segundo single do álbum é "C'mon" foi previamente lançado como um single promocional no final de 2012. Em outubro de 2014, envolveu-se numa luta judicial contra o seu empresário Dr. Luke que paralisou a sua carreira - Kesha não lançou mais nada desde então.
Influenciada por diversos géneros e artistas, Kesha inspira-se principalmente  na música dos anos de 80 como a de músicos como Madonna e Beck - estes foram citados como fundamentais para si. Depois de experimentar géneros como pop rock e música eletrónica, Kesha identificou-se com o último e a sua técnica com a eletrónica tornou-se a sua marca registada.

Enviar um comentário