segunda-feira, março 06, 2017

John Philip Sousa morreu há 85 anos

John Philip Sousa (Washington, 6 de novembro de 1854 - Reading, 6 de março de 1932) foi um compositor e maestro de banda norte-americano, do romantismo tardio, popularmente conhecido como O Rei das Marchas, como The Stars and Stripes Forever, marcha oficial dos Estados Unidos. A sua produção musical inclui cerca de 15 operetas e várias canções. É ainda conhecido por ter idealizado e dado nome ao sousafone.

John Philip Sousa nasceu nos Estados Unidos da América, terceiro de dez filhos e filhas de pai português de origem açoriana e mãe bávara, a saber: João António de Sousa (John Anthony Sousa) (Sevilha, 22 de setembro de 1824 - 27 de abril de 1892) e Maria Elisabeth Trinkhaus (Darmstadt, 20 de maio de 1826 - 25 de agosto de 1908). Os seus pais eram descendentes de portugueses, espanhóis e hessianos (alemães); os seus avós paternos eram português e espanhola refugiados. Sousa iniciou a sua educação musical, tocando violino, como pupilo de João Esputa, e de G.F. Benkert, em harmonia e composição musical, com apenas seis anos.
Com a sua própria banda, entre 1892-1931, realizou 15.623 concertos. Em 1900, a sua banda representa os Estados Unidos na Exposição Universal de Paris (1900).
Morreu de insuficiência cardíaca, com 78 anos, em 6 de março de 1932, no seu quarto no Hotel Abraham Lincoln, em Reading, Pensilvânia, depois de ter conduzido um ensaio de "Stars and Stripes Forever". Foi enterrado em Washington, DC, no Cemitério do Congresso.


Sousafone é um instrumento de sopro da família dos metais. Trata-se de uma tuba especial que o executante apoia no ombro para que possa executá-la enquanto anda ou marcha. É o maior dos instrumentos de sopro.
O instrumento foi idealizado por John Philip Sousa, compositor dos Estados Unidos da América, considerado o Rei das Marchas, que necessitava de um instrumento capaz de produzir sons graves durante a marcha. John Philip Sousa era filho de pai português (João António) e mãe alemã (Maria Elisabeth Trinkhaus).



1 comentário:

voyance gratuite par email disse...

Felicitaciones por su sitio maravilloso! Felicidades y buena suerte!