sexta-feira, março 17, 2017

Billy Corgan, o vocalista dos Smashing Pumpkins, nasceu há 50 anos

Billy Corgan, nome artístico de William Patrick Corgan (Elk Grove Village, 17 de março de 1967) é um vocalista, guitarrista e compositor dos Estados Unidos da América, vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo Smashing Pumpkins.

Começou a tocar guitarra por influência do seu pai, que sempre tocava em bandas de jazz (e se diz ser um dos melhores guitarristas jazz de Chicago) e lhe deu a sua primeira guitarra, uma Flying-V 1979, quando tinha 15 anos.
a sua carreira iniciou-se com a banda The Marked - cujo nome é uma referência à marca de nascença de sua mão e braço esquerdo. Entretanto, a sua fama e notoriedade no meio musical surgiu com os Smashing Pumpkins, banda que teve grande influência no cenário alternativo dos anos 90, cuja influência de Corgan era notória, pois era o líder, vocalista, guitarrista, compositor e produtor.
Após o fim dos Smashing Pumpkins em 2000, Billy Corgan deu início a outros projetos. Em 2003, formou a banda Zwan, que teve uma carreira curta, decidindo por dissolvê-la alguns anos depois de formada. Em 2004, Billy Corgan lançou um livro de poemas, o "Blinking With Fists".
Em 2005 lança o seu primeiro álbum a solo, "The Future Embrace", que conta com duas participações especiais: Robert Smith, vocalista dos The Cure, que divide os vocais com Billy Corgan em To Love Somebody, uma regravação dos Bee Gees; e Jimmy Chamberlin, ex-baterista dos Smashing Pumpkins, toca bateria na música intitulada D.I.A..
Após a turnê do The Future Embrace, Billy cria uma espécie de blog onde revela o real motivo do fim dos Smashing Pumpkins em 2000, e afirma sua vontade de voltar aos Smashing Pumpkins.
Em 2007, em sua nova formação, os Smashing Pumpkins lançam o seu primeiro álbum, Zeitgeist, seguido pelo EP de quatro músicas American Gothic, em 2008, e no mesmo ano sai o DVD If All Goes Wrong. Este traz os primeiros shows da banda em 2007, além de um documentário sobre o regresso da banda.
Em 2009, Billy Corgan iniciou um projeto paralelo de curta duração, Spirits in the Sky, onde contou com a participação de Dave Navarro, guitarrista do Jane's Addiction. Também anunciou o seu novo trabalho com os Smashing Pumpkins, Teargarden by Kaleidyscope, que será um álbum gratuito de 44 músicas, lançadas individualmente e compiladas em um box especial no futuro.
Além dos projetos musicais em que participa, Billy Corgan também deu início a um site espiritual, onde escreve periodicamente, chamado Everything from here to there, que não está ligado a nenhuma religião especificamente, mas que procura passar mensagens positivas para os leitores.


Sem comentários: