segunda-feira, março 20, 2017

Alex Kapranos, o vocalista dos Franz Ferdinand, faz hoje 45 anos

Alex Kapranos, nascido Alexander Paul Kapranos Huntley (20 de março de 1972, Almondsbury, Gloucestershire, Inglaterra) é um músico escocês, mais conhecido pelo trabalho como vocalista e guitarrista da banda Franz Ferdinand.

Alex Kapranos, filho de pai grego e mãe inglesa, passou a infância em Sunderland e South Shields, Reino Unido, cidade natal da sua mãe e passava as férias de verão na Grécia, terra do seu pai. Huntley é o nome de solteira de sua mãe, que passou a usar temendo sofrer discriminação devido ao seu sobrenome grego enquanto ainda estava na escola e acabara de se mudar para a Escócia. A sua mãe insistiu em colocar o nome "Paul" como seu nome do meio pois ela era fã de Paul McCartney.
Em 1980 ele mudou-se com a sua família para Edimburgo, seguindo depois para Glasgow, em 1984. Quando tinha 17 anos, Alex foi para a Universidade de Aberdeen estudar Teologia. Ele continuou seus estudos em diferentes universidades, como a de Strathclyde, em Glasgow. No início dos anos 90, era participante ativo na cena musical da cidade, organizando noites com música ao vivo no 13th Note, um clube música de Glasgow.
Tendo trabalhado como chefe de cozinha, bartender, professor no Instituto de Tecnologia do Anniesland College, entregador de comida indiana e em vários outros empregos, Alex também se juntou à populares bandas de Glasgow, como os The Amphetameanies, The Yummy Fur (Alex entrou na banda, em 1998, mas não participou em nenhum álbum) e os The Karelia.
Alex depois resolveu tirar o "Huntley" de seu nome, e formou, em 2001 a banda Franz Ferdinand, juntamente com Bob Hardy que havia sido bar men com ele, Nick McCarthy que acabara de conhecer numa festa e Paul Thomson, ex-baterista dos The Yummy Fur. Os Franz Ferdinand começaram a receber atenção internacional com o lançamento do single Take Me Out. A banda recebeu prémios importantes como o Ivor Novello, Mercury Music Prize, Brit Awards.
 
 

Enviar um comentário