quinta-feira, março 09, 2017

A Batalha de Hampton Roads foi há 155 anos

A Batalha de Hampton Roads, popularmente conhecida como "batalha do Monitor e do Merrimack", foi uma batalha naval ocorrida durante a Guerra de Secessão norte-americana no dia 9 de março de 1862. A batalha aconteceu em frente ao Sewell's Point, um promontório perto da foz do canal de Hampton Roads (Virgínia), sendo esta a única saída das águas que alimentam o canal até à baía de Chesapeake e ao mar aberto.
No início da guerra, as forças unionistas viram-se obrigadas a evacuar Norfolk, na Virgínia - ao sul do canal - e incendiaram os seus navios para que não caíssem nas mãos da Confederação. Um desses barcos foi recuperado pelos confederados, rebatizado como CSS Virginia e recoberto com chapas de ferro, transformando-se no primeiro navio de guerra couraçado norte-americano que entrou em combate. Em 8 de março de 1862, partiu de Sewell's Point, em Hampton Roads, para romper o bloqueio dos barcos da União, vários dos quais tendo sido destruídos pelo "Virginia". No dia seguinte, entrou em combate com o USS Monitor, um couraçado recém-construído pela União.
Ainda que o próprio combate não tenha dado um saldo claramente a favor de nenhum dos grupos, foi um marco para a história naval, ao constituir o primeiro confronto entre dois navios de guerra autopropulsados e blindados, que, mais adiante, seriam conhecidos como couraçados - anteriormente, praticamente todos os navios de guerra eram de madeira. Posteriormente, a guerra naval e a construção de barcos mudaram radicalmente. Os distintos países iniciaram uma carreira que converteria as suas frotas de madeira em frotas de ferro, já que os couraçados haviam demonstrado ser superiores aos navios de guerra de madeira, por resistir ao fogo de artilharia.

Cobertura do USS Monitor depois da batalha de Hampton Roads

Sem comentários: