sexta-feira, fevereiro 10, 2017

Cliff Burton, dos Metallica, nasceu há 55 anos

Clifford Lee "Cliff" Burton (Castro Valley, 10 de fevereiro de 1962 - Ljungby, 27 de setembro de 1986) foi um baixista americano que ficou conhecido pelo seu trabalho na banda de thrash metal Metallica, de 1982 a 1986. Como instrumentista ele era conhecido pelo seu estilo, que fazia uso de distorção e outros efeitos, muitos dos quais de uso na guitarra, como na sua canção mais característica, "(Anesthesia) Pulling Teeth".
A influência inicial de Cliff foi essencial para a criação do estilo musical do Metallica. Ele juntou-se à banda em 1982 e participou no seu álbum de estreia, Kill 'Em All, o qual continha canções escritas antes da sua chegada. A sua influência nas composições é mais notada no álbum seguinte, Ride the Lightning. O seu último álbum, Master of Puppets, foi sucesso comercial e com boas críticas.

Durante a parte europeia da turnê Damage Inc., que promovia o álbum Master of Puppets, a banda percebeu que dormir em cubículos no seu autocarro era desconfortável. Como uma solução paliativa, os membros tiravam à sorte, com cartas, todas as noites, para que um deles dormisse no beliche de cima, mais confortável. Na noite de 27 de setembro de 1986, Cliff ganhou com um ás de espadas. O jogo foi a última conversa de Cliff.
Cliff estava a dormir quando, de acordo com o motorista, o autocarro da banda derrapou no gelo acumulado na pista e capotou na comuna de Ljungby, perto de Dörarp, numa região rural do sul da Suécia. Cliff, no beliche de cima, foi jogado para fora do autocarro, que ao capotar caiu em cima dele, matando-o.


Enviar um comentário