domingo, dezembro 25, 2016

James Brown morreu há dez anos...

James Joseph Brown Jr. (Barnwell, 3 de maio de 1933 - Atlanta, 25 de dezembro de 2006), mais conhecido simplesmente como James Brown, foi um cantor, dançarino, compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Em vida, vendeu pouco mais que 100 milhões de álbuns e é reconhecido como um dos maiores artistas de todos os tempos.

(...)

A 23 de dezembro de 2006, James Brown, doente, apareceu no consultório do seu dentista em Atlanta, Geórgia várias horas depois do horário marcado, para um implante dentário. Durante esta visita, o dentista de Brown observou que ele parecia "muito mal… fraco e tonto". Ao invés de fazer o implante, o dentista recomendou que Brown fosse ao médico imediatamente.
Brown foi ao Hospital Crawford Long na Universidade de Emory, em Atlanta, a 24 de dezembro de 2006 para uma avaliação médica das suas condições, e deu entrada neste hospital para observação e tratamento. De acordo com Charles Bobbit, amigo e agente de longa data, Brown tinha estado doente e com tosse desde de seu regresso de uma viagem a Europa em novembro. Bobbit acrescentou que era característico de Brown nunca contar ou reclamar a alguém sobre estar doente, inclusive durante shows. Embora Brown tivesse cancelado shows em Waterbury e Englewood, Brown estava confiante que o médico iria dispensá-lo do hospital a tempo de realizar shows na véspera do Ano Novo.
Para as celebrações de Ano Novo, Brown estava agendado para se apresentar no Teatro Count Basie, em Nova Jersey, e no B. B. King Blues Club, em Nova Iorque, além disso faria uma apresentação ao vivo na CNN no programa especial de fim de Ano de Anderson Cooper. No entanto, Brown permaneceu internado e o seu estado de saúde piorou ao longo desse dia.
A 25 de Dezembro de 2006, Brown morreu, aproximadamente às 01.45 horas da manhã, de insuficiência cardíaca resultante de complicações da pneumonia, estando ao seu lado o seu agente Frank Copsidas e seu amigo Charles Bobbit. De acordo com Bobbit, Brown proferiu as palavras "Estou indo embora esta noite".

Sem comentários: