domingo, novembro 27, 2016

Roberto Leal - 65 anos!

Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes (Vale da Porca, 27 de novembro de 1951), é um cantor, compositor e ator português radicado no Brasil.
Devido a seu sucesso alcançado na década de 70 apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil.
Roberto Leal já vendeu mais de 17 milhões de discos e ganhou cerca de 30 discos de ouro e 5 de platina.
  
Biografia
Emigrou para o Brasil aos onze anos de idade em 1962 juntamente com os pais e nove irmãos, em cinco viagens. Em São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, iniciou a carreira de cantor de fados e músicas românticas. 
 
Carreira
Em 1971 obtém o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita", conhecida pelo seu refrão "Ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita", após aparição no Programa do Chacrinha. Logo após, começou a ganhar grande popularidade se apresentando em diversos programas de auditório no Brasil.
Em 1978 participou do filme Milagre - O Poder da Fé, que contou com participação especial de alguns nomes importantes como o apresentador Chacrinha, Elke Maravilha e a atriz Lolita Rodrigues. Lançado em 1979 o filme aborda a história de sua vida. Dirigido por Hércules Breseghelo, teve partes filmadas na terra natal do cantor.
Além do reportório romântico-popular, nos seus discos costuma trabalhar a mistura de ritmos lusitanos aos brasileiros, além de gravar em estilos tipicamente brasileiros como o forró. Quase todo seu reportório é composto de faixas da sua autoria e em parceria com a esposa, Márcia Lúcia, com quem é casado e tem três filhos brasileiros. A canção "Arrebita" serviu de inspiração para a música Vira-Vira, sucesso da banda Mamonas Assassinas na década de 90. 

Atualmente
Lançou no ano de 2007 o CD Canto da Terra e Raiç/Raízes em 2009. Nesses discos gravou músicas em mirandês, para divulgar a segunda língua oficial de Portugal, o mirandês. Estes discos lhe conferiram prémios e condecorações da crítica de música portuguesa pelo estudo aprofundado de instrumentos musicais muito usados na música mirandesa, como a gaitas de fole.
Em sua carreira vendeu cerca de dezessete milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas. É um dos compositores do atual hino da Portuguesa de Desportos, de São Paulo. Ele é também sócio do restaurante de comida portuguesa Marquês de Marialva, em São Paulo, localizado na região de Alphaville.
Em 2011 entrou como ator no sitcom Último a Sair, um falso reality-show da autoria de Bruno Nogueira, João Quadros e Frederico Pombares, exibido pelo canal português RTP1, programa do qual saiu vencedor.
Em 2014 fez uma participação em Chiquititas, atuando como ele mesmo, Roberto Leal, o músico que processa Tobias por usar sua música. Nesse mesmo ano, lançou o CD Obrigado Brasil! onde gravou sambas de Jorge Aragão e Arlindo Cruz e duetos com Jair Rodrigues, Alcione, Jairzinho e Luciana Mello.
Também em 2011 publicou a sua autobiografia num livro intitulado Minhas Montanhas, sendo lançado tanto no Brasil como em Portugal.
Roberto Leal vive entre o Brasil e Portugal, além de se apresentar em países da América do Sul e Europa divulgando a cultura portuguesa.
 
in Wikipédia
 

Sem comentários: