sábado, fevereiro 28, 2015

Jake Bugg - 21 anos

Jake Edwin Kennedy (Nottingham, Inglaterra, 28 de fevereiro de 1994), mais conhecido pelo nome artístico Jake Bugg, é um cantor e compositor inglês. Após assinar contrato com a gravadora Mercury Records, lançou o seu álbum de estreia intitulado Jake Bugg (2012).

Biografia
Bugg nasceu em Nottingham e cresceu em Clifton. O seu pai, de onde veio a alcunha "Bugg", era enfermeiro, e a sua mãe trabalhava com vendas, mas ambos já haviam trabalhado com música e feito algumas gravações. Os seus pais separaram-se quando Jake ainda era jovem. Bugg começou a tocar guitarra aos 12 anos de idade, depois de ter visto o seu tio Mark tocar esse instrumento. Com a mesma idade, ele escreveu a sua primeira canção, após ter assistido ao episódio 'Scuse Me While I Miss the Sky, da série The Simpsons, onde Don McLean era o convidado especial cantando a música "Vicent", que lhe deu inspiração para a composição. Ele foi matriculado em um curso de tecnologia musical em Clifton, mas, aos 16 anos, resolveu sair. Após sair do colégio, continuou compondo e tocando suas próprias músicas, influenciadas por The Beatles, Layne Staley, Johnny Cash, Oasis, Donovan, The Everly Brothers e Jimi Hendrix.
Em 2011, Bugg foi escolhido pela BBC para se apresentar na fase de "novos talentos" no Festival de Glastonbury, com 17 anos. Após essa apresentação, ele obteve um contrato com a gravadora Mercury Records.
  
2012-atualmente: Álbum de estreia, Shangri La e aparições
As músicas de Bugg tiveram repercussões após serem tocadas pela BBC Radio, sendo que "Country Song", o segundo single de seu futuro álbum de estreia, foi usada para um anûncio comercial da cerveja da Greene King IPA. Enquanto o seu álbum não ficava pronto, Bugg lançou mais três singles, "Taste It", "Two Fingers" e "Lightning Bolt", sendo que esta última canção alcançou um bom desempenho em relação as outras faixas, posicionando-se na 26.ª posição na tabela musical do Reino Unido, a UK Singles Charts. "Lightning Bolt" também foi tocada durante a cerimónia dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.
Em 15 de outubro de 2012, o seu primeiro álbum de estúdio foi lançado, auto-intitulado Jake Bugg. O disco recebeu aclamação da crítica, que descreveram Bugg como o "novo Bob Dylan", destacando a sua simplicidade e elogiando a sua voz madura. Outros descreveram a faixa "Broken" como a melhor do álbum. Na semana seguinte de seu lançamento, o álbum já ocupava a primeira posição nas tabelas de álbuns do Reino Unido e da Escócia. Nos Estados Unidos, o álbum alcançou a 75.ª posição na Billboard 200, vendendo pouco mais de 6 mil cópias em sua primeira semana, de acordo com a Nielsen SoundScan. Em 2013, o álbum recebeu o certificado de platina dupla pela British Phonographic Industry (BPI), após ter vendido mais de 600 mil cópias no Reino Unido.
Em 17 de janeiro de 2013, Bugg interpretou "Two Fingers" no talk show Conan. Em 26 de janeiro, ele apresentou a mesma canção, e ainda deu uma pequena entrevista ao talk show Lindmo, na televisão norueguesa NRK.17 Bugg foi nomeado para os Brit Awards de 2013, que ocorreram em 20 de fevereiro, na categoria "British Breakthrough Act", onde os ouvintes da BBC Radio 1 podem votar. Bugg concorria a categoria com Jessie Ware, Alt-J, Ben Howard e Rita Ora. Antes da cerimónia, ele disse: "Eu estou muito cansado dos shows, eu vou acordar quarta feira e decidir se devo ir a cerimónia, sinto que minhas chances de ganhar são muito poucas... suponho que Rita Ora ganhe, mas boa sorte a todos eles. É ótimo [ser nomeado], mas eu realmente não preciso de um prémio para me inspirar e continuar fazendo músicas. Eu toco música porque é o que eu amo fazer". Ben Howard venceu a categoria.
Em outra premiação, nos NME Awards, Bugg recebeu duas nomeações, uma de "Best Solo Artist" e outra de "Best Album", mas não venceu nenhuma. Em abril, Bugg interpretou "Lightning Bolt" no programa The Tonight Show with Jay Leno. No mês seguinte, ele foi nomeado para a categoria de "Best Song Musically and Lyrically" por "Two Fingers" na cerimónia do Ivor Novello Awards, mas também não venceu. Em uma entrevista ao jornal britânico The Daily Telegraph, ele foi chamado de "Bob Dylan do East Midlands", Bugg respondeu dizendo: "Bob Dylan é porreiro, você sabe, ele é ótimo, mas não é uma grande influência". Em junho, Jake concedeu uma apresentação para a estação de rádio britânica BBC Radio 2, onde ele cantou "Lightning Bolt", "Taste It", "Two Fingers" e "Country Song". O cantor também conversou com Bob Harris sobre suas inspirações, como ele entrou no mundo da música e de como suas músicas fazem referências a ele mesmo. Em 28 de junho, Bugg participou do programa The Graham Norton Show, onde ele interpretou a faixa "Broken". Em 18 de novembro de 2013, Bugg lançou seu segundo álbum, Shangri La, tendo "What Doesn't Kill You" como o single de avanço para a promoção do disco. Desde então, o álbum vendeu mais de 100 mil cópias no Reino Unido, sendo certificado como disco de ouro no país.
  
Imagem
Bugg é normalmente citado como o "novo Bob Dylan", porém, numa entrevista ao jornal britânico The Daily Telegraph, o cantor disse que Dylan não é uma das suas influências. Jess Phelps, do jornal americano Daily Siftings Herald, escreveu que Bugg "canta com autenticidade, entusiasmo e com uma voz ácida abundante". Na mesma matéria, Phelps diz que "Lightning Bolt" é uma canção acústica e eletriza-se no refrão, lembrando canções de Bob Dylan. Para Phelps, "Trouble Town" inspira-se fortemente em trabalhos de Johnny Cash, observando que "as atitudes de Jake Bugg não parecem ser falsas ou pretensiosas". O jornal espanhol Diario de Ibiza, descreveu Bugg como o "Bob Dylan disfarçado de Justin Bieber", e acrescentou que algo surpreendente em Bugg é a sua "seriedade e sinceridade sonora".

Estilo musical
Bugg incorporou no seu estilo musical registos de indie rock, indie folk, blues e country rock. O seu género tem sido apontado como "uma mistura de folk e britpop", de acordo com uma rádio alemã. As suas canções, acompanhadas por uma viola, receberam críticas favoráveis dos críticos de música, além de terem elogiado a sua voz nasalada. "Lightning Bolt", uma canção de indie rock, recebeu comparações a canções de Bob Dylan e ao seu estilo de cantar. De acordo com a partitura publicada pela EMI Music Publishing, a música é definida no tempo de assinatura moderadamente acelerado, com 113 batidas por minuto medidas num metrónomo. "Broken", uma canção de folk rock, foi considerada a melhor faixa do disco por alguns críticos. Chris Roberts, da BBC, deu uma crítica positiva ao seu álbum, afirmando que a melhor parte do álbum é "quando Bugg amolece e apenas permite que a sua voz e a viola afetem abertamente a obra".
Algumas das suas letras falam sobre a vida de jovens de uma cidade pequena. De acordo com Jess Phelps, "Trouble Town" fala do sentimento compartilhado apenas por aqueles que sabem qual é a sensação de se sentir claustrofóbico em um espaço tão grande quanto o de uma cidade. Em "Two Fingers", Bugg canta como uma despedida de sua vida anterior, e fala melancolicamente de tramar nas ruas de Clifton, onde viveu. Em seu segundo disco, Shangri La, Bugg descreveu as novas músicas como "mais maduras", mas afirmou que não eram "muito maduras, pois ainda tem 19 anos", porém seria um "avanço de seu trabalho anterior".

Influências
De acordo com o cantor, a sua maior influência é a banda Rolling Stones. Em uma entrevista a Absolute Radio, Bugg afirmou: "Certamente [os Stones] foram uma influência. Eles são uma grande banda, com um amplo reportório e definitivamente há algo para tirar disso. Você percebe que eles foram muito influenciados pelos blues antigos; são uma banda incrível". Numa entrevista ao jornal diário The New Zealand Herald, Bugg foi descrito como um "rapaz à moda antiga", ao contar que as suas principais influências são cantores dos anos 60 e 70. Na mesma entrevista, o cantor citou Elvis Presley, Don McLean e Jimmy Page como seus ídolos. Ele ainda diz que quando começou a tocar baixo na banda do seu primo, e, ao mesmo tempo, começou a compor as suas próprias músicas, foi influenciado pelos Beatles, Jimi Hendrix, Donovan, Johnny Cash e The Everly Brothers.


Livramento nasceu há 72 anos

(imagem daqui)

António José Parreira do Livramento (São Manços, 28 de fevereiro de 1943Lisboa, 7 de junho de 1999), mais conhecido como António Livramento, foi um jogador de hóquei em patins português, considerado por muitos o melhor jogador do Mundo de todos os tempos. Conquistou incontáveis títulos durante a sua longa carreira, tanto de jogador, como de treinador. Entre esses troféus, destacam-se os 3 Mundiais e 7 Europeus, ganhos pela selecção portuguesa, e a Taça dos Campeões Europeus, ganha ao serviço do Sporting CP.

(...)

É-lhe feita uma última homenagem em vida, com o seu nome a ser atribuído à Supertaça de Portugal em hóquei em patins, troféu disputado entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal. Morre repentinamente a 5 de junho de 1999, com apenas 55 anos, vítima de uma trombose, deixando o País em choque e comoção, pela perda de uma das suas grandes estrelas.
  
Palmarés

Jogador
Benfica
Sporting
Selecção Nacional

Treinador
Sporting
FC Porto
Selecção Nacional

Rui Reininho - 60 anos!

(fotografia daqui)

Rui Manuel Reininho Braga, mais conhecido por Rui Reininho (Porto, 28 de fevereiro de 1955) é um músico português. É vocalista da banda pop rock GNR (Grupo Novo Rock) e tirou o curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa.
Grava em 1977, com Jorge Lima Barreto, no projecto Anar Band. Cria ou colabora nos projectos musicais Espelho e Atitudes.
Em 1981 tornou-se vocalista dos GNR, e depois, o seu principal mentor e figura mais destacada. Com os GNR, Rui Reininho criou uma série de canções que são o espelho de uma geração da juventude que cresceu e se tornou adulta a ouvi-los e a admirá-los ao longo de 30 anos: Dunas, Efectivamente, Bellevue, Pós-Modernos, Vídeo Maria, Pronúncia do Norte, Ana Lee ou Morte ao Sol. Efectuou mais de mil espetáculos na Europa, Brasil, EUA, Canadá e Macau. Obteve prémios Jornal Sete, Blitz e Nova Era.
Produziu discos dos artistas: Manuela Moura Guedes, Mler Ife Dada, Três Tristes Tigres e Spray.
É autor dos livros Sífilis versus Bilitis pela '''& etc''' e Líricas Come on & Ana, publicado pela Palavra, onde reúne poemas e letras de canções. Sobre as letras dos GNR, há duas publicações, a biografia dos GNR Afectivamente (Assírio & Alvim) e o livro As letras como poesia (Objecto Cardíaco e Afrontamento) de Vitorino Almeida Ventura.
Em 2005 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português.
Em 2008 lançou o seu primeiro álbum a solo Companhia das Índias.
Tem colaborado assiduidamente com o músico Armando Teixeira em várias compilações e num longa duração a editar em breve.
Colaborou com os semanários Expresso, Mais Semanário e GQ, na revista Net Parque 98 e no Jornal de Notícias. Trabalhou como actor e criou música para teatro e cinema. Lecionou a disciplina de Música de Cinema na Universidade Moderna de Lisboa e a disciplina de Som e Imagem na Universidade Católica do Porto. É sócio activo do movimento rotário.


Cuauhtémoc, o último imperador asteca, foi executado há 490 anos

Busto de Cuauhtémoc, na Praça da Constituição, na Cidade do México

Cuauhtémoc (1502 - 28 de fevereiro de 1525), também chamado Cuauhtemotzin ou Guatimozin, foi o último governador Tlatoani Asteca de Tenochtitlán e o último imperador asteca. O seu nome significa "águia que cai" na língua Nahuatl (cuauhtli significa águia; temoc, declinante) e pode também ser interpretado como "sol se pondo".

(...)

Como todos os indivíduos recém-conquistadas, os conquistadores tentaram converter ao cristianismo, mas só o fizeram até o dia em que lhe deram senteça de morte. Segundo Héctor Pérez Martínez, seu nome católico havia sido Hernando de Alvarado Cuauhtémoc; outras fontes citam só Hernando e Fernando. Os convertidos recibiam os nomes dos padrinhos, e Pérez Martínez suponhe que os parinhos de Cuauhtémoc foram o próprio Hernán Cortés e Pedro de Alvarado.
Cuauhtémoc, assim como Tetlepanquetzal (o Tlatoani de Tacuba), foi torturado, tendo os seus pés queimados no fogo. Mesmo assim, recusou a revelar qualquer informação sobre os tesouros que os espanhóis cobiçavam. Cortés levou-o em sua viagem a Honduras, talvez porque temesse que Cuauhtémoc liderasse uma insurreição. Algumas crónicas indígenas registam que Cuauhtémoc tentara informar outras cidades sobre as intenções dos conquistadores, durante a viagem às Honduras, embora tivesse sido denunciado, já que estes também temiam os Astecas. O conquistador espanhol Bernal Díaz del Castillo descreveu uma versão mais elaborada da conspiração. Finalmente, Cortéz ordenou a morte de Cuauhtémoc, em 28 de fevereiro de 1525.
Na atual cidade mexicana de Ixcateopan, no estado de Guerrero, está um ossário que, supostamente, contém os restos mortais de Cuauhtémoc.
Muitos lugares do México têm o seu nome em memória de Cuauhtémoc; estes incluem a Ciudad Cuauhtémoc no Estado de Chihuahua, o Cuauhtémoc, D.F., município do Distrito Federal Mexicano, e uma avenida e uma estação de metro na Cidade do México.
É também um dos poucos nomes não-espanhóis (não-castelhanos) muito populares no México, dado a crianças de sexo masculino mexicanos. O mais famoso é o futebolista Cuauhtémoc Blanco.
A Marinha do México dispõe também de um navio baptizado com o seu nome. A Cervecería Cuauhtémoc é uma cervejaria mexicana bem conhecida, tanto no México como noutros países.

Olof Palme foi assassinado há 29 anos

Sven Olof Joachim Palme (Estocolmo, 30 de janeiro de 1927 - Estocolmo, 28 de fevereiro de 1986) foi um político sueco. Membro do Partido Social-Democrata (Sveriges socialdemokratiska arbetareparti) foi primeiro-ministro da Suécia entre 1969 e 1976 e de novo entre 1982 e 1986, ano em que foi assassinado, à saída de um cinema em Estocolmo.

(...)

Ainda hoje é desconhecida a identidade do seu homicida e as razões pelas quais o matou. Há teorias da conspiração para todos os gostos, desde os serviços secretos sul-africanos ou americanos até a movimentos curdos.
Cerca de 130 pessoas confessaram o homicídio. Há mais de 3600 dossiês sobre o caso, que ocupam 225 metros de prateleiras numa esquadra da polícia.
Christer Pettersson, um alcoólico e toxicodependente, foi identificado em 1986 por Lisbeth Palme como o autor dos disparos sobre Olof Palme e sobre ela própria, na esquina da rua Sveavägen com a rua Tunnelgatan, na noite de 28 de janeiro de 1986, pelas 23.21 horas.
Levado ao Tribunal de Primeira Instância de Estocolmo (Stockholms Tingsrätt) em 1989, Christer Petterrson foi condenado à prisão perpétua (livstids fängelse).
Na sequência de recurso, Christer Pettersson foi julgado pelo Tribunal de Segunda Instância da Svealand (Svea Hovrätt) em 1989, e ilibado do crime, por falta de provas suficientes e erros no processo policial, tendo sido posto em liberdade.
O Supremo Tribunal da Suécia (Högsta Domstolen) recusou em 1997 um novo julgamento, por falta de provas adicionais.
Até agora, não há mais ninguém processado ou julgado por este homicídio. Christer Pettersson faleceu em 2004.

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

D. João de Castro nasceu há 515 anos

D. João de Castro (Lisboa27 de fevereiro de 1500 — Goa6 de junho de 1548) foi um nobrecartógrafo e administrador colonial português. Foi governador e capitão general, 13.º governador e 4.º vice-rei do Estado Português da Índia.
TAP Portugal homenageou-o ao atribuir o seu nove a uma das suas aeronaves.

Primeiros anos
Secretário da Casa do Rei D. Manuel I de Portugal, era filho de D. Álvaro de Castro, senhor do Paul de Boquilobo, governador da Casa do Cível e vedor da fazenda de João II de Portugal e de Manuel I de Portugal; e de D. Leonor de Noronha, filha do 2.º conde de Abrantes, D. João de Almeida, e de D. Inês de Noronha.
Foi discípulo de Pedro Nunes e condiscípulo do Infante D. Luís. Aprendeu Letras por vontade do pai, mas "...como por inclinação era muito afeiçoado às armas, aspirando por elas à glória, a que o exemplo de seus maiores o chamava", enveredou pela carreira militar. Embarcou aos 18 anos para Tânger, onde serviu durante nove anos sendo governador daquela praça D. Duarte de Meneses, e onde foi ordenado cavaleiro. D. Duarte escreveu a D. João III, recomendando João de Castro particularmente, dizendo que ele tinha servido de maneira que nenhum posto já lhe tivera servido.
De volta ao reino, conservou-se por algum tempo na Corte. Desposou a sua prima, D. Leonor Coutinho, filha de Leonel Coutinho, fidalgo da casa de Marialva, e de D. Mécia de Azevedo, filha de Rui Gomes de Azevedo.
Quando o soberano armou a expedição a Túnis em auxílio a Carlos V (1535), D. João acompanhou o infante D. Luís, distinguindo-se de tal modo que, com a vitória, Carlos V quis armá-lo cavaleiro, "honra a que se escusou, por já o haver sido por outras mãos, que o que lhes faltava de reais, tinham de valorosas". O imperador mandou entregar 2.000 cruzados a cada um dos capitães da armada, "o que o D. João de Castro também rejeitou, porque servia com maior ambição da glória, que do prémio".
Em seu retorno, foi recebido por D. João III com grandes provas de consideração. Este, por carta de 31 de janeiro de 1538, concedeu-lhe a comenda de São Paulo de Salvaterra na Ordem de Cristo, a qual aceitou pela honra, e não por conveniência, pois era tão pequeno o rendimento dela que não bastava para as suas despesas, sendo contudo a primeira e única mercê que recebeu. Professou a 6 de Março de 1538, conforme a lista dos cavaleiros daquela Ordem. Retirou-se então para a sua casa na serra de Sintra, desejando viver só, entregue aos cuidados da família e aos trabalhos agrícolas.

A Índia
Passou pela primeira vez à Índia Portuguesa como simples soldado, com seu cunhado D. Garcia de Noronha, nomeado vice-rei, indo render D. Nuno da Cunha, e que muito estimou levá-lo na armada "não só com os méritos de sucessor", segundo diz Jacinto Freire de Andrade, mas com a mercê de lhe suceder no governo, que lhe foi concedida por alvará de 28 de Março de 1538. Embarcou com seu filho D. Álvaro de Castro, que apenas contava 13 anos, dando por distrações daquela idade os perigos do mar.
A armada de D. Garcia de Noronha chegou a Goa com próspera viagem, e achou o governador D. Nuno da Cunha com a armada pronta a socorrer Diu, e pelejar contra as galés turcas, que o tinham sitiado no cerco, que defendeu António da Silveira. D. Garcia de Noronha, com a posse do governo, tomou a obrigação de socorrer a praça, "para o que se lhe ofereceu D. João de Castro, que embarcou no primeiro navio como soldado aventureiro, parecendo já pressentir os futuros triunfos que o chamavam a Diu; porém a retirada dos turcos privou D. Garcia da vitória, ou lha quis dar sem sangue, se menos gloriosa, mais segura."
Falecendo D. Garcia, sucedeu-lhe no governo D. Estêvão da Gama, e D. João de Castro achou-se com ele na expedição ao Mar Roxo. D. Estêvão partiu com 12 navios de alto bordo e 60 embarcações de remo, a 31 de Dezembro de 1540, sendo D. João de Castro o capitão dum galeão. Esta viagem até Suez foi deveras notável, e D. João fez dela um roteiro minucioso, que ofereceu ao infante D. Luís. Oito meses depois recolheu a Goa, em 21 de Agosto, tendo adquirido pelas experiências que fizera durante a viagem, o nome de filósofo.
Regressando a Portugal, foi nomeado general da armada da costa em 1543, em prémio dos serviços. Saiu logo para comboiar as naus, que de viagem se esperavam da Índia, contra os corsários que infestavam os mares. Conseguiu desbaratar sete naus dos corsários, e entrou com as da Índia pela barra de Lisboa, sendo recebido com o maior entusiasmo. D. João de Castro estava em Sintra quando o rei, perseguido por altos empenhos ao tratar-se de escolher o sucessor de Martim Afonso de Sousa, 13.º governador da Índia, consultou, irresoluto, o seu irmão o infante D. Luís, o qual lhe aconselhou a nomeação de D. João de Castro. Aceitou o rei o conselho, e mandou chamá-lo à Corte em Évora, e com palavras lisonjeiras o nomeou, por provisão datada de 28 de fevereiro de 1545. D. João aceitou, beijando a mão do monarca reconhecido pela honra, que não solicitara.
Levou consigo para a Índia os seus dois filhos D. Álvaro e D. Fernando. Aprestou brevemente a armada, que constava de 6 naus grandes, em que se embarcaram 2.000 homens de soldo; a capitânia S. Tomé, em que o governador ia, que lhe deu este nome, por ser o do apóstolo da Índia, sendo os outros capitães D.Jerónimo de Meneses, filho e herdeiro de D. Henrique, irmão do marquês de Vila RealJorge Cabral, D. Manuel da SilveiraSimão de Andrade e Diogo Rebelo. A armada partiu a 24 de março de 1515. D. João recebera a mercê da carta de conselho com data de 7 de janeiro de 1515 e fizera o seu testamento a 19 de março, deixando testamenteiros Lucas Geraldes, D. Leonor, sua mulher, e D. Álvaro, seu filho; instituiu o morgado na quinta da Fonte D'El-Rei, em Sintra, denominada da Penha Verde.
A armada chegou a Goa em Setembro. Lançado nos complicadíssimos negócios da administração da Índia, teve de pegar em armas contra o Hidalcão, por lhe não querer entregar o prisioneiro Meale, como seu antecessor estava resolvido a fazer. Hidalcão foi derrotado a duas léguas da cidade de Goa, e viu-se obrigado a pedir a paz. Acabado o incidente, 1546 trouxe outro deveras gravíssimo, a guerra de Diu, promovida por Coge Çofar, que pretendia vingar a derrota sofrida. Travou-se ardente luta, e no fim de sangrentos episódios, foram derrotados os portugueses. D. João de Castro mandou novo reforço, e, não contente com isso, organizou nova expedição que ele próprio comandou. Desta vez ficaram vitoriosas as tropas portuguesas; o inimigo teve de levantar o cerco e fugiu, deixando prisioneiros e artilharia. Para reedificar a Fortaleza de Diu, que depois da vitória ficara derrubada até ao cimento, D. João escreveu aos vereadores da Câmara de Goa, a fim de obter um empréstimo de 20.000 pardaus para as obras da reedificação, a célebre carta, datada de 23 de novembro de 1546, em que ele dizia, que mandara desenterrar seu filho D. Fernando, que os mouros mataram nesta fortaleza, para empenhar os seus ossos, mas que o cadáver fora achado de tal maneira que não se pudera tirar da terra; pelo que, o único penhor que lhe restava, eram as suas próprias barbas, que lhe mandava por Diogo Rodrigues de Azevedo; porque todos sabiam, que não possuía ouro nem prata, nem móvel, nem coisa alguma de raiz, por onde pudesse segurar as suas fazendas, e só uma verdade seca e breve que Nosso Senhor lhe dera. É heróico este ato. Tanta era a consciência da própria honra que empenhava os ossos do filho, depois as barbas, ao pagamento duma soma que pedia para o serviço do rei, e não para si. 0 povo de Goa respondeu a esta carta com quantia muito superior à que fora pedida, vendo que tinham um governador tão humilde para os rogar, e tão grande para os defender. Remeteram-lhe aquele honrado penhor, acompanhado do dinheiro e duma carta muito respeitosa solicitando por mercê que aceitasse aquela importância, que a cidade de Goa e seu povo emprestavam da sua boa e livre vontade, como leais vassalos do rei. A carta tem a data de 27 de dezembro de 1547.

Vice-Rei e anos finais
Depois da vitória de Diu, não pôde D. João descansar. Teve novamente de combater Hidalcão, que derrotou, tomando Bardez e Salsete. Dirigiu-se para Diu, mas havendo só a notícia do socorro que levava, assustado o inimigo fugiu, voltou a Goa, onde se viu obrigado a repelir ainda o Hidalcão, destruindo-lhe os portos. Havendo chegado a Lisboa a fama das suas proezas no Oriente, o rei quis recompensá-lo, enviando-lhe o título de vice-rei, em carta de 13 de outubro de 1547, prorrogando-lhe o governo por mais três anos, dando-lhe uma ajuda de custo de 10.000 cruzados, e concedendo ao seu filho D. Álvaro o posto de capitão-mor do mar da Índia. As mercês chegaram tarde para que o novo vice-rei as pudesse gozar. Cansado pelos trabalhos das contínuas guerras, adoeceu gravemente, e reconhecendo em poucos dias indícios de ser mortal a doença, quis livrar-se do encargo do governo. Chamou o bispo D. João de Albuquerque, D. Diogo de Almeida Freire, o Dr. Francisco Toscanochanceler-mor do Estado, Sebastião Lopes Lobatoouvidor geral, e Rodrigo Gonçalves Caminha, vedor da Fazenda, e entregando-lhes o Estado com a paz dos príncipes vizinhos assegurado sobre tantas vitórias, mandou vir à sua presença o governador popular da cidade, o vigário Geral da Índia, o guardião de São Francisco, Frei Antônio do CasalSão Francisco Xavier e os oficiais da Fazenda do rei. Dirigiu-lhes então as seguintes palavras:
"Não terei, senhores, pejo de vos dizer, que ao vice-rei da Índia faltam nesta doença as comodidades que acha nos hospitais o mais pobre soldado. Vim a servir, não vim a comerciar ao Oriente; a vós mesmo quis empenhar os ossos de meu filho, e empenhei os cabelos da barba, porque para vos assegurar, não tinha outras tapeçarias nem baixelas. Hoje não houve nesta casa dinheiro, com que se me comprasse uma galinha; porque nas armadas que fiz, primeiro comiam os soldados os salários do governador, que os soldos de seu rei; e não é de espantar; que esteja pobre um pai de tantos filhos. Peço-vos, que enquanto durar esta doença me ordeneis da fazenda real uma honesta despesa, e pessoa por vós determinada, que com modesta taxa me alimente."


O Magnetismo Terrestre no Roteiro de Lisboa a Goa: as experiências de D. João de Castro
Os antigos Gregos haviam descoberto que uma pedra metálica escura podia repelir ou atrair objectos de ferro - era a origem do estudo do magnetismo. Na época das grandes navegações, não se conseguia localizar um navio no mar pelas duas coordenadas, a latitude e a longitude; a determinação desta exigia um relógio a bordo que indicasse a hora exacta no meridiano de referência, e a determinação astronómica da longitude dava erros inaceitáveis. Durante a viagem até à Índia, D. João de Castro levou a cabo um conjunto de experiências que conseguiu detectar fenómenos, nomeadamente relacionados com o magnetismo e com as agulhas magnéticas a bordo. É de supor que devia esses conhecimentos a Pedro Nunes, naturalmente o directo inspirador de todas as observações que realizou nas suas viagens. Quando em 5 de agosto de 1538, D. João de Castro decidiu determinar a latitude de Moçambique, encontrou a causa que ditava o «espantoso desconcerto» das agulhas: notou o desvio da agulha, descobrindo-o 128 anos antes de Guillaume Dennis (1666), de Nieppe, o qual é registado na História da Navegação como se fosse o primeiro a conhecer esse fenómeno. A sua observação nas proximidades de Baçaim, em 22 de dezembro de 1538, de um fenómeno magnético, pelo qual se verificavam variações da agulha devido à proximidade de certos rochedos, confirmadas quatro séculos mais tarde, foi denominado atracção local. D. João de Castro refutou a teoria de que a variação da declinação magnética não se fazia por meridianos geográficos. As suas observações são o mais importante registo de valores da declinação magnética no Atlântico e no Índico, no século XVI, e úteis para o estudo do magnetismo terrestre. Foi uma das personalidades da ciência experimental europeia desse século, relacionando a importância desse estudo com as navegações. O seu nome ficou ligado à ciência pelas suas obras que evidenciavam uma tendência para o moderno espírito científico.

Há cinco anos um sismo devastou o Chile...

Consequências do tsunami proveniente do terramoto que atingiu o Chile em 27 de fevereiro de 2010

O sismo do Chile de 2010 ocorreu ao longo da costa da Região de Maule, no Chile, em 27 de fevereiro de 2010, às 03.34 horas na hora local (06.34 horas UTC), atingindo uma magnitude de 8,8 na escala de magnitude de momento e durando três minutos. O terramoto foi sentido na capital Santiago com intensidade VIII na escala de Mercalli (ruinoso). Tremores foram sentidos em muitas cidades argentinas, incluindo Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e La Rioja. Outros foram sentidos mais ao norte, como na cidade de Ica no sul do Peru. Alertas de tsunami foram emitidos por 53 países, e um tsunami foi registado, com ondas superiores a 2,6 metros, no mar de Valparaíso, Chile. A presidente Michelle Bachelet declarou "estado de calamidade". Ela também confirmou a morte de pelo menos 723 pessoas e muitos outros foram registados como desaparecidos.
Sismólogos estimam que o terramoto tenha sido tão poderoso que este teria encurtado a duração do dia em 1,26 microssegundos e deslocado o eixo terrestre em 8 cm.
O epicentro do sismo foi no mar da região de Maule, aproximadamente 8 km a oeste de Curanipe e 115 km a norte-nordeste da segunda maior cidade do Chile, Concepción. O terramoto também causou seichas que ocorreram no Lago Pontchartrain, ao norte de Nova Orleães, Estados Unidos, localizadas a cerca de 7.600 km do epicentro do terramoto.
  
  
in Wikipédia

Aleksandr Borodin morreu há 128 anos


Filho ilegítimo do príncipe georgiano Luka Gedevanishvili (ou Gedianov, em russo), teve a sua paternidade atribuída a um servo do nobre, Porfiry Borodin. Apesar de ter recebido lições de piano quando criança, a sua educação foi direcionada para as ciências. Formado em medicina, interessado pela química, aperfeiçoou-se cientificamente em Heidelberga, Alemanha (1859-1862).
Em toda sua vida, Borodin dedicou-se quase inteiramente à química, escrevendo muitos tratados científicos e fazendo muitas descobertas, nomeadamente no campo do benzol e aldeídos. Também foi professor de química orgânica na Academia Militar de São Petersburgo (1864-1887). Considerava-se apenas "um compositor aos domingos".
Vítima da cólera, morreu em 1887, de insuficiência cardíaca, durante um baile de máscaras na Academia de Medicina de São Petersburgo. Foi sepultado no Cemitério Tikhvin, no Mosteiro Aleksandr Nevsky, em São Petersburgo.


quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Johnny Cash nasceu há 83 anos

John R. Cash, mais conhecido como Johnny Cash, (Kingsland, 26 de fevereiro de 1932 - Nashville, 12 de setembro de 2003) foi um cantor e compositor norte-americano de música country, conhecido por seus fãs como "O Homem de Preto". Em uma carreira que durou quase cinco décadas ele foi para muitas pessoas a personificação do country. A sua voz sepulcral e o distintivo som "boom chicka boom" de sua banda de apoio "Tennessee Two" são algumas das suas "marcas registadas".


Fats Domino - 87 anos

Fats Domino (26 de fevereiro de 1928, Nova Orleans, Louisiana) é um dos mais importantes cantores, compositores e pianistas do rock e R&B em todos os tempos. O seu nome completo de batismo é Antoine Dominique Domino.