quinta-feira, dezembro 17, 2015

Paul Rodgers faz hoje 66 anos

Paul Rodgers (Middlesbrough, 17 de dezembro de 1949), é um músico britânico de rock e blues. É conhecido por ter sido o lendário vocalista das bandas Free e Bad Company nos anos 60 e 70. Durante os anos 80 o cantor iniciou uma carreira a solo e, ao mesmo tempo, formou os The Firm com o guitarrista Jimmy Page. É considerado pela revista Rolling Stone o 55º melhor cantor de todos os tempos.
Em 2005, Rodgers juntou-se à Brian May e Roger Meddows-Taylor, integrantes dos Queen para formar o supergrupo Queen + Paul Rodgers. O baixista John Deacon não participou da formação. O projeto rendeu dois álbuns ao vivo e o disco de estúdio The Cosmos Rocks, em 2008.
Paul Rodgers ficou conhecido pela sua voz com "drive" natural (voz rasgada) e ao mesmo tempo grave, em que consegue alcançar notas típicas do género do rock dos anos 70, com vibratos redondos. As suas influências mais marcantes no estilo vocálico são Otis Redding, Wilson Pickett, James Brown, John Lee Hooker, Albert King e os Beatles.
Rodgers é citado como tendo influenciado a sua forma de cantar por vários cantores e vocalistas de rock notáveis, como David Coverdale, Richie Sambora, John Waite, Steve Overland, Lou Gramm, Jimi Jamison, Eric Martin, Steve Walsh, Joe Lynn Turner, Paul Young, Bruce Dickinson, Robin McAuley, Jimmy Barnes, Richie Kotzen e Joe Bonamassa. Freddie Mercury era um admirador de Paul.


Enviar um comentário