sábado, dezembro 26, 2015

Há 11 anos um sismo levou a morte e destruição à volta do Oceano Índico

O sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 foi um terramoto/sismo submarino que ocorreu às 00.58.53 UTC de 26 de dezembro de 2004, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O terramoto é conhecido pela comunidade científica como terremoto de Sumatra-Andamão.
O terramoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de mais de 230 mil pessoas, em 14 países diferentes, e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura. Foi um dos mais mortais desastres naturais da história. Em número de vítimas, a Indonésia foi o país mais atingido, seguida por Sri Lanka, Índia e Tailândia.
Com uma magnitude de entre 9,1 e 9,3, foi o terceiro maior terremoto já registado por um sismógrafo. Este sismo teve a maior duração já observada, entre 8,3 e 10 minutos. O seu hipocentro foi a cerca de 30 km de profundidade e o epicentro situou-se entre Simeulue e Samatra.
A situação de muitos povos e países afetados em todo o mundo provocou uma resposta humanitária. Ao todo, a comunidade mundial doou mais de 14 mil milhões de dólares em ajuda humanitária.

Animação mostrando a evolução do tsunami

Sem comentários: