quinta-feira, novembro 26, 2015

Tina Turner -76 anos

Anna Mae Bullock (Nutbush, 26 de novembro de 1939), conhecida pelo nome artístico de Tina Turner, é uma cantora, dançarina e atriz nascida nos Estados Unidos e, desde 2013, de cidadania suíça, cuja carreira começou há mais de cinquenta anos.
Embora, Turner tenha começado a sua carreira musical, em meados dos anos 50, só ganhou notoriedade a partir de 1960, quando se tornou membro da dupla Ike & Tina Turner, obtendo hits, como "A Fool in Love", "River Deep - Mountain High" (1986), "Proud Mary" (1971) e "Nutbush City Limits" (1973).
Na sua autobiografia, "I, Tina", publicada em 1986, Turner revelou os abusos domésticos sofridos, de seu então marido, Ike Turner. Após o seu divórcio, em 1978, e de praticamente ter desaparecido da cena musical, ela conseguiu reconstruir a sua carreira através de performances ao vivo, marcadas pela sua enérgica presença de palco e sua poderosa voz. O seu retorno ao cenário musical deu-se com o lançamento do single "Let's Stay Together" (1983), seguido pelo lançamento do seu quinto álbum a solo de estúdio, "Private Dancer" (1984), que se tornou um sucesso mundial. O single de maior sucesso do álbum, "What's Love Got to Do with It", foi usado como título do filme baseado em sua autobiografia. A sua carreira musical, também a levou a vários papéis de destaque no cinema, como no filme "Tommy" (1975) e uma aparição no filme Mad Max Beyond Thunderdome (1985).
Uma das artistas mais populares do mundo, Turner é considerada "A Rainha do Rock 'n Roll", sendo a artista feminina mais bem-sucedida nesse género, tendo obtido 8 Grammy e vendido mais de 200 milhões de cópias no mundo inteiro. Também, é uma das artistas que mais arrecadou em bilheteiras nas suas turnês da história. A revista Rolling Stones classificou Tina Turner como uma das "10 Maiores Artistas de Todos os Tempos".


Enviar um comentário