domingo, novembro 15, 2015

A Frida dos ABBA faz hoje 70 anos!

Anni-Frid Synni Lyngstad, também conhecida como Frida, (Ballangen, 15 de novembro de 1945) é uma cantora sueca nascida na Noruega, ex-integrante do grupo sueco ABBA. Formalmente, e pelo seu casamento com o príncipe soberano da Casa Real de Reuss (morto em 1999), tornou-se em Sua Alteza Sereníssima a Princesa Anni-Frid Synni Reuss, Condessa de Plauen.

Anni-Frid nasceu fruto do relacionamento da norueguesa Synni Lyngstad com o sargento alemão Alfred Haase, casado, em serviço na Noruega durante a ocupação alemã desse país na Segunda Guerra Mundial. Para evitar os preconceitos vigentes no país à época em relação às mulheres que tiveram relacionamentos com militares alemães, a sua mãe e avó mudaram-se para a Suécia, tendo ido residir na cidade de Torshälla, perto de Eskilstuna. Synni faleceu antes de Anni completar dois anos e Anni-Frid foi criada por sua avó materna Arntine. Frida só conheceria o pai em 1977 quando já era muito famosa pelo sucesso do grupo ABBA. Na então Alemanha Ocidental, a família do ex-combatente Alfred Haase ficou sabendo da história de Frida e a acharam muito semelhante ao pai. Através de pesquisas e telefonemas as suspeitas foram confirmadas e um encontro entre os dois ocorreu.
A sua avó estimulou-a muito a cantar, e aos nove anos de idade fez a sua primeira apresentação diante de um público. Aos treze, já cantava com diferentes bandas. Com 14 anos de idade, começou a cantar em restaurantes em Malmö, no sul da Suécia, o que conseguiu apesar de pouca idade porque, fisicamente, aparentava mais. Em seguida começou a cantar numa grande banda, que tocava músicas de estilo jazzístico. Juntamente com Ragnar Fredriksson criou sua própria banda, a Anni Frid Four.
Casou-se com apenas dezasseis anos com Ragnar Fredriksson. Desse relacionamento teve dois filhos: Hans (1963) e Lise-Lotte (1967-1998), mas divorciou-se aos 23 anos. E de início, os dois filhos ficaram sob a guarda de Ragnar. Frida somente obteve a guarda dos filhos quando estava bem estabelecida no ABBA.

Em 1967 lançou seu primeiro disco single, que obteve pouco êxito. Em 1969 conheceu Benny Andersson, os dois apaixonam-se e vão morar juntos. Em 1970, ele produz o seu primeiro álbum, sem muito sucesso. Em 1973 entrou para o grupo ABBA, juntamente com o seu marido Benny e com o casal Björn e Agnetha. Este é o começo dos ABBA e todo o seu sucesso, com hit's como Dancing Queen e Fernando (na segunda Frida na voz principal),o grupo conquista o mundo, com sucesso em diversos países. Os ABBA resistem até 1982, quando, depois do divórcio de Agnetha e Björn, Frida e Benny também acabam por se separar. Depois da dissolução dos ABBA, gravou alguns disco as solo, porém, como Agnetha, nunca mais atingiu o sucesso que tinha durante a existência dos ABBA.
Frida casou-se em 1992 com o príncipe soberano Heinrich Ruzzo Reuss de Plauen, que morreu de cancro em 1999. Ao casar com este príncipe passou a ser titulada como Sua Alteza Sereníssima a Princesa Anni-Frid Synni Reuss de Plauen. Antes da morte de seu marido outro trágico acontecimento ocorreu em 1998: a sua filha Lise-Lotte morre num acidente automobilístico nos Estados Unidos. Atualmente, mora na Suíça, e em 2004 gravou com Jon Lord (ex-Deep Purple) o single The Sun Will Shine Again, incluído no álbum de Lord intitulado Beyond the Notes.
Recentemente, ao completar os sessenta anos, foi editado um DVD no qual, além de uma agradável conversa sobre todas as épocas de sua vida profissional, podemos ver também a maior parte dos seus vídeos, atuações e entrevistas.
Depois de em 2008 ter aparecido e até dançado com Agnetha e Meryl Streep na primeira sessão do "Mamma Mia" em Estocolmo, Frida aparece novamente no RockBjörnen com Agnetha, para delírio dos seus fãs.



Enviar um comentário