quinta-feira, novembro 05, 2015

A Conspiração da Pólvora foi há 410 anos

Noite das Fogueiras (ou Noite de Guy Fawkes) de 2005 em Lewes, Sussex.

Conspiração da Pólvora de 1605, também chamada de a Conspiração da Traição da Pólvora ou a Traição Jesuíta, foi uma tentativa de assassinato contra o rei Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra por um grupo provinciano de católicos ingleses, liderados por Robert Catesby.
O plano era explodir a Câmara dos Lordes durante a cerimónia de abertura do parlamento, a 5 de novembro de 1605, sendo um prelúdio para um revolta popular nas Midlands em que a filha de nove anos de Jaime, Isabel, seria colocada como rainha de um governo católico. Catesby pode ter embarcado no esquema após as suas esperanças de maior tolerância religiosa terem desaparecido sob Jaime, deixando muitos católicos ingleses desapontados. além deste, os co-conspiradores foram John Wright, Thomas Wintour, Thomas Percy, Guy Fawkes, Robert Keyes, Thomas Bates, Robert Wintour, Christopher Wright, John Grant, Ambrose Rookwood, Sir Everard Digby e Francis Tresham. Fawkes, que tinha dez anos de experiência militar. lutando nos Países Baixos do Sul, ficou encarregado dos explosivos.
A conspiração foi revelada para as autoridades em uma carta anónima enviada no dia 26 de outubro a Guilherme Parker, 4.º Barão Monteagle. Durante uma busca na Câmara dos Lordes, por volta da meia-noite de 4 de novembro, Fawkes foi descoberto guardando 36 barris de pólvora – suficiente para destruir completamente a câmara – e preso. A maioria dos conspiradores fugiu de Londres, ao descobrirem a revelação da conspiração, tentando encontrar apoio pelo caminho. Vários enfrentaram o Xerife de Worcester e as seus homens na Casa Holbeche; no confronto que se seguiu, Catesby foi um dos mortos. Oito dos sobreviventes, incluindo Fawkes, foram julgados, a 27 de janeiro de 1606, e condenados à morte por enforcamento, afogamento e esquartejamento.

Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder treason and plot;
I know of no reason why the gunpowder treason
Should ever be forgot


Membros do grupo Anonymous usando a máscara de Guy Fawkes em Los Angelesem 2008

Sem comentários: