sábado, outubro 17, 2015

Eminem faz hoje 43 anos

Eminem, nome artístico de Marshall Bruce Mathers III (St. Joseph, 17 de outubro de 1972), é um rapper, compositor, produtor musical e ator dos Estados Unidos da América. Adquiriu rápida popularidade, em 1999, com o lançamento do disco The Slim Shady LP, com o qual venceu o Grammy Award de Melhor Álbum de Rap do ano. O seu trabalho seguinte, The Marshall Mathers LP, tornou-se o álbum a solo mais vendido na história dos Estados Unidos. Tal facto tornou-o conhecido no mundo inteiro e ajudou na divulgação da sua gravadora, a Shady Records, e do seu grupo, o D12.
The Marshall Mathers LP e o seu terceiro disco, The Eminem Show também conquistaram o Grammy, tornando-se o primeiro artista a conquistar o prémio de Melhor Álbum de Rap do ano três vezes consecutivas. Em 2003, venceu o Óscar de melhor canção original com "Lose Yourself", que esteve presente no seu filme semi-biográfico 8 Mile. "Lose Yourself" iria se tornar o single que por maior tempo ocupou a primeira posição das paradas de hip hop. Em 2004, boatos sobre o fim da sua carreira foram anunciados após o lançamento do álbum Encore, que foram encerrados com o anúncio de Relapse, oficialmente disponibilizado a 15 de maio de 2009. De acordo com a Nielsen SoundScan, Eminem é o artista que mais vendeu na década nos Estados Unidos e atualmente está na 41ª posição de recordistas de vendas de discos da história do país segundo o ranking da RIAA, e no mundo tem mais de 90 milhões de álbuns vendidos, tornando-o um dos artistas recordistas de vendas de discos. Em 2010, lançou Recovery, no qual estava presente o single "Love the Way You Lie", que foi um enorme sucesso comercial. Recovery tornou-se o sexto álbum consecutivo de Eminem a estrear na primeira posição nas paradas do Estados Unidos. De início, o álbum ficou por cinco semanas consecutivas no topo, retornando posteriormente para outras duas e somando sete semanas em primeiro lugar, no total.
Eminem foi escolhido como o 79° na lista dos "100 Melhores Artistas de Todos os Tempos" da VH1. Numa lista similar, foi colocado em 82° pela revista Rolling Stone. Incluindo o trabalho com o D12, Eminem acumula 9 álbuns no topo da Billboard Top 200, sendo 7 solo (6 de estúdio, 1 compilação) e 2 com o D12. Ele tem 13 singles na primeira posição em todo o mundo. Tal sucesso fez Eminem ser reconhecido pela Billboard como o Artista da Década. De acordo com a mesma Billboard, o rapper teve dois dos cinco álbuns mais vendidos entre 2000 e 2009. Eminem também já vendeu mais de 17 milhões de downloads de suas músicas apenas nos Estados Unidos. Em 2010, a MTV classificou Eminem como o sétimo maior ícone da história da música pop.


Sem comentários: