terça-feira, outubro 13, 2015

A Dama de Ferro nasceu há 90 anos

Margaret Hilda Thatcher, Baronesa Thatcher (Grantham, 13 de outubro de 1925 - Londres, 8 de abril de 2013) foi uma política britânica, primeira-ministra do Reino Unido, de 1979 a 1990.
Nascida Margaret Roberts na localidade de Grantham, condado de Lincolnshire, Inglaterra, Thatcher estudou ciências químicas na Universidade de Oxford antes de se qualificar como barrister. Nas eleições gerais de 1959 no Reino Unido foi eleita parlamentar pela região de Finchley. Edward Heath nomeou Thatcher Secretária do Departamento de Educação e Habilidades no seu governo de 1970. Em 1975 ela foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido, e em 1979 ela tornou-se a primeira mulher a ser primeiro-ministro do Reino Unido.
Ao liderar o governo do Reino Unido, Thatcher estava determinada a reverter o que via como o declínio nacional de seu país. As suas políticas económicas foram centradas na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. A sua popularidade esteve em baixa por causa da recessão económica iniciada com a Crise do petróleo de 1979; no entanto, uma rápida recuperação económica, além da vitória britânica na Guerra das Malvinas, fizeram ressurgir o apoio necessário para a sua reeleição, em 1983.
Devido ao facto de Thatcher ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, da sua dura oposição aos sindicatos e da sua forte crítica à União Soviética, foi alcunhada de "Dama de Ferro". Thatcher foi reeleita para um terceiro mandato em 1987, mas a sua impopular visão crítica da criação da União Europeia fez-lhe perder apoio no seu partido, renunciando aos cargos de primeira-ministra e líder do partido em 1990.
Thatcher obteve um título vitalício de pariato, como Baronesa Thatcher de Kesteven, que lhe garantia, no final da vida, um assento na Câmara dos Lordes.

Brasão da Baronesa Thatcher de Kesteven

Sem comentários: