quarta-feira, outubro 21, 2015

A Batalha de Trafalgar foi há 210 anos!

A Batalha de Trafalgar foi uma batalha naval que ocorreu entre a França e Espanha contra o Reino Unido, em 21 de outubro de 1805, na era napoleónica, ao largo do cabo de Trafalgar, na costa espanhola. A esquadra franco-espanhola era comandada pelo almirante Villeneuve, enquanto que a britânica era comandada pelo almirante Nelson, para muitos o maior génio em estratégia naval que já existiu. A França queria invadir o Reino Unido pelo Canal da Mancha, mas antes tinha que se livrar do problema que era a marinha britânica.

(...)
  
A Batalha
A batalha progrediu em grande parte de acordo com o plano de Nelson. Às 11.45, Nelson enviou o famoso sinal de bandeira: England expects that every man will do his duty ("A Inglaterra espera que cada homem cumpra com o seu dever").
Tudo ocorreu perfeitamente para os ingleses, com vários barcos inimigos afundados ou capturados, graças à perícia dos marinheiros ingleses no manuseamento dos canhões. No entanto, Nelson morreu na batalha, atingido por uma bala de mosquete das velas de gávea do francês Redoutable que, no momento, varria o Victory de popa a proa. O navio de Nelson perdeu 57 homens, incluindo o próprio comandante, e teve 102 feridos. O Redoutable, em contraste, teve 22 de seus 64 canhões desmontados e, de uma tripulação de 643, houve 487 mortos e 81 feridos. Esse enorme índice de baixas francesas é um reflexo da eficácia da artilharia inglesa. Quem assumiu o comando da frota inglesa foi o vice-almirante Cuthbert Collingwood, do navio capitão Royal Sovereign. Após a batalha, uma tempestade alcançou a frota inglesa, que acaboupor perder grande parte dos navios recém conquistados, já muito destroçados.
Consequências Napoleão perdeu o controle do Atlântico, e não pôde atacar a Inglaterra, na sua tão desejada Campanha de Bolonha. Nelson, por outro lado, tornou-se um dos maiores heróis ingleses de todos os tempos, morrendo na batalha. Pierre Villeneuve foi feito prisioneiro e levado para Inglaterra.
Data: 21 de outubro de 1805
Local: Ao largo do cabo Trafalgar, no sul da Espanha, perto do estreito de Gibraltar
Desfecho: Vitória decisiva do Reino Unido
Combatentes
Flag of the United Kingdom.svg Reino Unido Flag of France.svg Primeiro Império Francês

Flag of Spain (1785-1873 and 1875-1931).svg Espanha
Comandantes
Flag of the United Kingdom.svg Horatio Nelson

Flag of the United Kingdom.svg Cuthbert Collingwood
Flag of France.svg Pierre Villeneuve
(P.D.G)
Flag of Spain (1785-1873 and 1875-1931).svg Federico Gravina
Forças
27 navios 33 navios
Baixas
455 mortos
1246 feridos
22 navios
4500 mortos

Sem comentários: