sábado, abril 18, 2015

Antero de Quental nasceu há 173 anos

Antero Tarquínio de Quental (Ponta Delgada, 18 de abril de 1842 - Ponta Delgada, 11 de setembro de 1891) foi um escritor e poeta português do século XIX que teve um papel importante no movimento da Geração de 70.


Ignoto Deo

Que beleza mortal se te assemelha,
Ó sonhada visão d'esta alma ardente!
Que refletes em mim teu brilho ingente,
Lá como em mar d'anil o sol se espelha?

O mundo é grande! e esta ânsia me aconselha
A buscar-te na terra: e eu, pobre crente,
Vou pelo mundo a ver o Deus clemente…
Mas a ara só lhe encontro… nua e velha.

Não é mortal o que eu em ti adoro.
Que és tu aqui? olhar de piedade,
Gota de mel em taça de venenos.

Ah lágrima das lágrimas que choro! 
Ah sonho dos meus sonhos! Se és verdade, 
Descobre-te, visão, no céu ao menos!

Antero de Quental

Sem comentários: