sábado, março 28, 2015

Lady Gaga - 29 anos

Stefani Joanne Angelina Germanotta (Nova Iorque, 28 de março de 1986), mais conhecida pelo nome artístico de Lady Gaga, é uma cantora, compositora e produtora musical nascida nos Estados Unidos. Ela começou a apresentar-se no cenário musical de rock no Lower East Side em 2003, e mais tarde matriculou-se na Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque. No fim de 2007, assinou um contrato com a Streamline Records, um selo da editora discográfica Interscope Records. Durante o seu início na Interscope, trabalhou como compositora para artistas e capturou a atenção do produtor Akon, que reconheceu as suas habilidades vocais e contratou-a para a sua própria gravadora, a Kon Live Distribution.
Gaga ganhou proeminência como uma artista após o lançamento do seu álbum de estúdio de estreia, intitulado The Fame, em 2008. O disco foi um sucesso a nível crítico e comercial, tendo atingido o número um no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, enquanto nos Estados Unidos alcançou a posição máxima de número dois na Billboard 200. As canções "Just Dance" e "Poker Face", co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucessos internacionais de número um, atingindo o topo da Billboard Hot 100 nos EUA, bem como em vários outros países. O álbum, mais tarde, conseguiu um total de sete nomeações e dois prémios nos Grammy Awards. No início de 2009, ela embarcou na sua primeira turnê, a The Fame Ball Tour. No quarto trimestre do ano, lançou o extended play (EP) The Fame Monster, que contém os êxitos internacionais "Bad Romance", "Telephone" e "Alejandro", e iniciou na sua segunda turnê, a The Monster Ball Tour. The Fame Monster vendeu 6 milhões de cópias e foi o álbum mais vendido de 2010. O seu segundo álbum de estúdio, Born This Way, foi lançado em 23 de maio de 2011 e vendeu 2,2 milhões de cópias nos EUA e 8 milhões mundialmente. Além disso, produziu os singles "Born This Way", "Judas" e "The Edge of Glory", que tornaram-se sucessos mundiais. O seu terceiro trabalho de estúdio, Artpop, foi lançado em novembro de 2013 e tornou-se no segundo da artista a alcançar o primeiro posto nos EUA.
Influenciada por artistas como David Bowie, Michael Jackson, Madonna e Queen, Gaga é reconhecida pelas suas contribuições extravagantes, diferentes e exageradas para a indústria musical, através da sua moda, actuações e vídeos musicais. Ela vendeu um número estimado de 23 milhões de álbuns e 64 milhões de singles no mundo, o que fez dela uma das recordistas de vendas de discos no mundo. As suas conquistas incluem cinco Grammy Awards e 13 MTV Video Music Awards. A artista apareceu consecutivamente na lista dos "Artistas do Ano" da revista Billboard (conseguindo o título definitivo em 2010), posicionou-se no número quatro na lista das "100 Maiores Mulheres na Música", do VH1, e é regularmente destacada em listas elaboradas pela revista Forbes, sendo ainda nomeada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Em 2012, Gaga ficou posicionada no número quatro na lista das "15 Mulheres Mais Bem Sucedidas do Entretenimento" da Billboard, obtendo mais de 25 milhões de dólares.
Em 2013, Gaga lançou o seu terceiro álbum de estúdio, ARTPOP, e o seu quarto álbum de estúdio Cheek to Cheek, em parceria com Tony Bennett. ARTPOP vendeu cerca de 3 milhões de álbuns mundialmente e Cheek to Cheek 1 milhão. O primeiro single de ARTPOP "Applause" vendeu cerca de 7 milhões de cópias mundialmente, sendo 2 milhões só nos EUA.
Em 2014, a cantora deu início à sua turnê ArtRave: The Artpop Ball, e tornou-se a primeira mulher a ganhar um disco de diamante pela RIAA, por causa da marca de 10 milhões de cópias vendidas da sua canção "Bad Romance", lançada em 2009 do seu EP The Fame Monster. Após o final da turnê, Gaga confirmou, via Twitter, para um fã, que a sua última apresentação em Paris, seria a base para o DVD que levará o mesmo título da turnê, com base numa entrevista ao Yahoo Styles, Lady Gaga confirmou que durante suas turnês, já trabalhou sobre o sucessor de Artpop, e que, após terminar os seus trabalhos com Cheek to Cheek, voltará a terminar o seu projeto no mundo pop novamente.


Sem comentários: