segunda-feira, março 23, 2015

Damon Albarn - 47 anos

Damon Albarn (Londres, 23 de março de 1968) é um cantor britânico.
Na juventude participou das bandas Circus, Real Lives e The Aftermath. Nos anos 90 ganhou notoriedade como líder e vocalista dos Blur, uma das mais importantes e emblemáticas bandas inglesas do chamado Britpop. Formado por Graham Coxon (guitarra e voz), Alex James (baixo), Dave Rowntree (bateria) e Damon Albarn (voz e teclado), os Blur lançaram sete álbuns e inúmeros hits no topo das paradas de sucesso, entre eles "There's no other way", "Girls And Boys", "Song 2" e "Coffee And TV".
Damon estava a dedicar-se, desde 2003, a outros projetos de sucesso comercial e/ou de crítica. O primeiro deles foi os Gorillaz, banda virtual onde os músicos são desenhos animados. Os Gorillaz já lançaram, desde 2000, quatro discos de estúdio e contaram com a participação de diversos artistas como Miho Hatori, De La Soul, Neneh Cherry e Shaun Ryder.
Em 2002, Damon lançou Mali Music, álbum gravado durante uma viagem que fez em apoio a ONG Oxfam, em 2000. O projeto contou com a participação de músicos locais e tem sua sonoridade baseada na música de Mali e no Britpop.
Com o projeto The Good, the Bad and the Queen, banda que tem na sua formação, além do Damon (voz e piano), o baixista Paul Simonon (The Clash), o guitarrista Simon Tong (The Verve) e o baterista Tony Allen (Fela Kuti), lançou o disco homónimo, que estreou em janeiro de 2007.
Mais recentemente, em 2008, formou o supergrupo Rocket Juice and The Moon, em conjunto com o baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea e o baterista Tony Allen.
Mesmo com os Blur reunidos, e realizando concertos por todo o mundo em turnês, Damon Albarn ainda se dedica a outros projetos, como os Gorillaz, além da sua carreira individual. Recentemente lançou o seu álbum a solo "Everyday Robots", em abril de 2014. Em 2012, ainda lançou pelos Blur o single EP "Under the Westway".
Em abril de 2015, será lançado o seu novo álbum de músicas inéditas com os Blur, o The Magic Whip.


in Wikipédia
   

Sem comentários: