domingo, fevereiro 15, 2015

Kokomo Arnold nasceu há 114 anos

(imagem daqui)

Nascido James Arnold em Lovejoys Station, Geórgia, Arnold recebeu a sua alcunha em 1934, após lançar Old Original Kokomo Blues pelo selo Decca. Era uma regravação de um blues de Francis Blackwell sobre a marca de café "Kokomo". Arnold era canhoto, e seu estilo intenso de tocar o slide e sua forma de cantar o distinguia dos demais músicos.
Após aprender o básico da guitarra com o seu primo John Wiggs, Arnold começou a tocar acompanhamentos, no início da década de 20, enquanto trabalhava numa fazenda em Buffalo, Nova Iorque, e como metalúrgico em Pittsburgh. Em 1929 Arnold mudou-se para Chicago e começou um negócio de contrabando de bebidas, atividade que manteve, apesar da proibição. Em 1930 Arnold mudou-se brevemente para o sul, e realizou as suas primeiras gravações, Rainy Night Blues e Paddlin' Blues, usando o nome Gitfiddle Jim, para o selo Victor de Memphis (Tennessee), Tennessee. Ele regressou ao seu negócio de contrabando em Chicago, mas foi forçado a viver da sua música quando a vigésima-primeira emenda à Consituição Norte-Americana acabou com a proibição de venda de bebidas alcoólicas, em 1933.
Desde a sua primeira gravação com a Decca, em 10 de setembro de 1934, até à sua última gravação, em 12 de maio de 1938, Arnold gravou 88 faixas, 7 das quais permanecem perdidas. Juntamente com Peetie Wheatstram e Amos Eaton, ele foi uma figura central nos blues de Chicago. A sua maior influência na música moderna ocorreu através de Robert Johnson, que transformou "Old Original Kokomo Blues" em "Sweet Home Chicago" e "Milk Cow Blues" em "Milkcow Calf's Blues". Ambas as músicas foram regravadas dezenas de vezes por diversos artistas, entre eles Elvis Presley, The Blues Brothers e Eric Clapton.
Em 1938 Arnold deixou a carreira musical para trabalhar numa fábrica em Chicago. Redescoberto em 1962, ele não mostrou muito entusiasmo para retomar a sua carreira artística e aproveitar o interesse renovado nos blues que surgira entre a audiência branca americana.
Arnold morreu vítima de um ataque cardíaco, aos 67 anos, e foi enterrado em Alsip, Illinois.


Sem comentários: