quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Giuseppe Tartini morreu há 245 anos

Formou uma famosa escola de violino – a Escola das Nações – de onde saíram eminentes violinistas, entre os quais Nardini.
Tartini afirmou que o sonhou com o Diabo e que este pegou no seu violino e tocou-lhe aquela que seria a sua Sonata do Diabo.
A sua obra mais conhecida é a sonata O trinado do diabo, publicada após a sua morte. Escreveu tratados de violino e expôs a sua concepção harmónica do modo menor.
Desde cedo recebeu lições de música e violino, mais até aos vinte anos pouco se interessou, dedicando-se ao direito na Universidade de Pádua, até se casar secretamente com a sobrinha de um cardeal, tendo recebido ordem de prisão. Disfarçando de frade, Tartini conseguiu fugir, encontrando refugio no convento dos franciscanos de Assis.
Perdoado pelo cardeal, Tartini voltou em Pádua para a companhia da esposa, iniciando então a carreira de concertista. O sucesso enorme atraiu-lhe inúmeros discípulos de vários países, fundando ele uma escola de violino em Pádua (1728), logo denominada Escola das Nações. Adquiriu grande reputação como virtuoso e professor, onde teve Nardini com aluno. Tartini morreu em Pádua, a 26 de fevereiro de 1770.


Sem comentários: