sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Falco morreu há 17 anos

Falco com Claudia Wohlfromm (1997)

Falco (Viena, 19 de fevereiro de 1957 - Puerto Plata, 6 de fevereiro de 1998) foi o pseudónimo com que o cantor austríaco Johann (Hans) Hölzel se apresentava.
Estudou no Conservatório de Música de Vienna. Antes de obter sucesso internacional, tocava baixo na banda de hard rock austríaca Drahdiwaberl. Como artista a solo, Falco sempre se interessou pelos sons e ritmos da música rap, tornando-se um dos primeiros na Europa a incorporar tal estilo nas músicas pop e rock. Ele é mais conhecido internacionalmente pela canção "Rock Me Amadeus" (inspirada pelo filme Amadeus) de seu álbum Falco 3, que se tornou um "hit" mundial em 1986, atingindo o número 1 na lista dos singles mais vendidos nos Estados Unidos da Revista Billboard.
Outros hits conhecidos internacionalmente incluem: "Der Kommissar" de seu álbum de 1982 Einzelhaft e "Vienna Calling" de Falco 3. Uma versão em inglês de "Der Kommissar" foi feita pela banda After the Fire, que acabou se tornando um hit ao atingir o top 5 da Revista Billboard em 1983. A canção de Falco "Jeanny" causou controvérsia ao ser lançada como um single na Alemanha, já que contava a história de um violador. Várias estações de rádios e DJs recusaram a tocar a canção em toda a Europa, mas nem isso a impediu de se tornar um grande "hit" em vários países europeus.
Falco morreu, com várias fraturas na cabeça, após o seu carro colidir com um autocarro, perto do estação turística de Puerto Plata, na República Dominicana, com 40 anos de idade. Antes de morrer, ele estava a ponderar um regresso ao mundo da música. Está sepultado no Cemitério Central de Viena.


Sem comentários: