quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Charles M. Schulz, o pai de Charlie Brown e do Snoopy, deixou-nos há quinze anos...

Charles Monroe Schulz (Mineápolis, 26 de novembro de 1922 - Santa Rosa, 12 de fevereiro de 2000) foi um cartunista americano, criador da série Peanuts e dos personagens Charlie Brown e do seu cão, da raça Beagle, chamado Snoopy, entre outros.
Iniciou a série de desenhos do Snoopy (Peanuts) em 2 de outubro de 1950 e desenhou-os mais de 50 anos, até se aposentar, em virtude da sua doença, a 14 de dezembro de 1999. Schulz faleceu em 12 de fevereiro de 2000, vitimado por um ataque cardíaco às 21.45 horas, com 77 anos. A sua última tira de banda desenhada foi publicada um dia depois, a 13 de fevereiro, em que se despedia dos seus fãs e dos seus personagens queridos.

Biografia
Charles M.Schulz nasceu em Mineapolis, nos Estados Unidos. Era filho de Dena Schulz, uma dona de casa, e Carl Schulz, um barbeiro alemão. Cresceu na cidade de Saint Paul, capital de Minnesota.
Schulz estudou na Escola Primária Richard Gordon, de Saint Paul. Era um adolescente tímido e solitário, talvez por ser o mais jovem de sua classe na Central Hight School. Depois da morte da sua mãe, em fevereiro de 1943, alistou-se no Exército dos Estados Unidos, sendo enviado ao Acampamento Campbell, no Kentucky. Dois anos depois foi para a Europa lutar na Segunda Guerra Mundial como líder da esquadra de infantaria da 20º Divisão Blindada dos Estados Unidos. Depois de deixar o exército em 1945, começou a trabalhar como professor de arte na Art Instruction Inc.
Os desenhos de Schulz foram publicados pela primeira vez por Robert Ripley em sua columa Ripley's Believe It or Not!. As suas primeiras tiras de banda desenhada regulares, Li'l Folks, foram publicadas entre 1947 e 1949 por St. Paul Pioneer Press. Esta também tinha um cão, de aspecto bastante semelhante ao Snoopy. Em 1948, Schulz vendeu a sua história ao Saturday Evening Post.
Ainda em 1948, Schulz tentou comercializar Li'l Folks no Newspaper Enterprise Association. No ano seguinte, Schulz juntou-se ao United Features Syndicate com suas melhores tiras de banda desenhada de Li'l Folks.
Os seus personagens tiveram grande êxito porque retratavam a vida quotidiana e cada um dos seus personagens escondia uma mensagem atrás de si.
Em 28 de junho de 1996, foi-lhe atribuída uma estrela na calçada da fama de Hollywood.
Em novembro de 1999 Schulz sofreu um enfarte, e depois descobriu-se que tinha um cancro que havia desencadeado metástases.
Schulz faleceu de enfarte agudo do miocárdio às 21.45 horas do dia 12 de fevereiro de 2000, em Saint Rosa. Foi enterrado no Cemitério Plesant Hill, em Sebastopol.

Autobiografia
A biografia Peanuts and Schulz: A biography, escrita por Harper Collins, revela que muito das tiras de banda desenhada de Snoopy são uma espécie de autobiografia de seu criador. Os seus personagens são inspirados em pessoas do quotidiano de Charles Schulz, e alguns acontecimentos são referências a factos da sua vida.
A personagem Lucy van Pelt é um exemplo. A sua personalidade mandona, impaciente e sarcástica foi inspirada em Joyce, a primeira mulher de Schulz. Em Peanuts, Lucy importunava Charlie Brown e adorava tirar do lugar a bola de futebol americano no momento em que ele iria chutar.
Quando Joyce pediu que o marido procurasse tratamento psicológico, Schulz ironizou por meio da banda desenhada, quando a Lucy monta um quiosque psiquiátrico na borda da estrada.
Houve mesmo na sua vida uma inatingível miúda ruiva - o seu nome era Donna Mae Johnson, ele pediu-a em casamento em julho de 1950, e esta recusou. Ele recordou a rejeição toda sua vida.
Patty foi inspirada em Patricia Swanson, prima de Schulz, que se comportava como um "rapaz", jogava à bola e não gostava de receber ordens.
Charlie Brown é o próprio Shulz na infância, um menino cujo pai falava alemão em casa e tinha uma barbearia (assim como o pai de Charlie Brown). E que, por ter entrado na escola um ano antes da data correta, sempre foi o mais pequeno da classe, o mais franzino, sofria rejeição por parte dos colegas de classe e tinha dificuldades nos desportos.


Sem comentários: