sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Black Sabbath, o primeiro álbum de heavy metal, foi lançado há

Black Sabbath é o álbum de estreia lançado pela banda inglesa do mesmo nome, lançado em 1970 (a 13 de fevereiro, no Reino Unido).
Existem varias versões deste álbum, dependendo da versão, os nomes aparecerão diferentes, mas essa é a única diferença. A versão europeia tem "Evil Woman" como a primeira faixa do lado B, enquanto a versão americana tem "Wicked World". A versão remasterizada de 1996 tem as duas. A versão do Black Box já é mais organizada.

Gravação
Em agosto de 1969, a banda, que ainda usava o nome Earth, resolveu mudar o nome para Black Sabbath, porque havia outra banda chamada Earth. O nome Black Sabbath era uma homenagem ao filme clássico de 1963, dirigido por Mario Bava, As Três Máscaras do Terror, estrelado por Boris Karloff. Por essa mesma época eles gravaram uma versão demo da canção que levava o nome da banda. Em dezembro de 1969, eles gravaram e lançaram seu primeiro compacto, "Evil Woman". Em janeiro de 1970, a banda gravou e misturou as outras sete faixas que apareceriam em seu primeiro LP. Diz o guitarrista Tony Iommi: "Entramos no estúdio e fizemos tudo num dia só: tocamos nosso repertório daquele tempo e pronto. Achamos até que um dia era tempo demais [para gravar um disco], então viajamos no dia seguinte para tocar na Suíça, por um cachê de 20 libras".
Iommi lembra que gravaram ao vivo: "Pensamos assim: 'Temos dois dias para fazer tudo, e um dia é só para a mistura.' Então tocamos ao vivo. Ozzy cantava ao mesmo tempo; nós o pusemos num canto separado e fomos em frente. Nunca fizemos uma segunda versão da maior parte do material".

Sem comentários: