terça-feira, janeiro 06, 2015

Rowan Atkinson - 60 anos!

Rowan Sebastian Atkinson (Consett6 de janeiro de 1955) é um atorcomediante e roteirista britânico que se tornou mundialmente conhecido pelo carismático personagem Mr. Bean, que ele criou e interpretou.

Biografia
Formado como engenheiro eletricista na Universidade de Oxford, Rowan é um apaixonado por carros e velocidade. A estrela britânica já participou em diversas competições de velocidade e foi eleito num programa da TV inglesa o piloto mais veloz das celebridades.
Rowan chamou a atenção da crítica no festival de Edinburg em 1977. Depois criou a sua própria revista no teatro Hampstead de Londres em 1978, tornou-se um fundador membro do "Not the Nine O'Clock News Team" da BBC - essa foi experiência que lhe deu vários prémios como LP de Platina e Ouro, muitos livros de sucesso, a Rosa de Prata em Montreau, um EMMY Internacional, o Prêmio da Academia Inglesa e tornou-se a Personalidade do Ano da BBC.
Em 1981 Rowan tornou-se o mais jovem ator a ter um show no London's West End - o sucesso da temporada no Globe Theatre e ganhou o Prémio de Comediante e Ator do Ano da Sociedade West End. Em 1983 Rowan juntou-se com o escritor Richard Curtis para criar e apresentar a série humorística Blackadder para a BBC.
Depois de assegurar por cinco anos as quatro séries, ganhou trés prêmios da Academia Inglesa, um Emmy Internacional, três vezes o prémio ACE e prémios pessoais pelas suas performances. Nesse ano Rowan foi votado novamente a Pessoa do Ano da BBC.
O programa piloto do impagável Mr. Bean ganhou a Rosa de Ouro em Montreal e foi indicado a um EMMY Internacional. Subsequentemente ganhou diversos prémios como EmmyInternacional, dois Prémios BANFF e um Prémio ACE para a melhor comédia em 1995.
Os programas já foram vendidos em mais de 200 países.
No topo do ranking dos shows de comédia da década na TV Comercial, Rowan é produzido pela Produtora Tiger Aspect, da qual também é sócio.
Rowan tem aparecido em inúmeros filmes, incluindo “Never Say Never Again” com Sean Connery, “The Tall Guy” com Jeff Goldblum, “The Witches” de Nick Roeg e “The Appointments” de Dennis Jennings para HBO, o qual ganhou o Óscar em 1989 por melhor filme de curta metragem.
Ele co-produziu e atuou em Bean - The Ultimate Disaster Movie (1997). Atuou também em "Quatro Casamentos e um Funeral" da Polygram em associação com a Tiger Aspect e Notting Hill.
Em 2001 Rowan apareceu como Enrico Polini no filme Rat Race também estrelado por outros atores e atrizes famosos de Hollywood.
Em 2003, no filme Johnny English, filmado na França e Inglaterra, atuou no papel do agente secreto que dá título ao filme, escalado para acabar com a farsa do empresário francês Pascal Sauvage (John Malkovich).
Em 2007, filma As Férias de Mr. Bean, na região Francesa de Cannes (durante o próprio festival de Cannes), onde viaja de Londres a Cannes passando por inusitados problemas e aventuras.
Em 2011, anuncia que não vai encarnar o personagem. Aos 56 anos, o comediante afirma estar velho demais para continuar com o papel do britânico lerdo, trapalhão e maniático. Por isso, está aposentando o personagem que o consagrou e o tornou famoso em todo o mundo. Segundo o jornal britânico Daily Mail, o ator declarou que "Bean é uma criança em corpo de adulto. Mas eu envelheci", disse.
Mr. Bean deu nome a uma série de TV que começou a ser exibida em 1990 e durou cinco anos (no auge da série, os episódios eram vistos por até 18 milhões de pessoas). O personagem, então, passou a protagonizar filmes de grande sucesso: Mr. Bean - O Filme (1997) e As Férias de Mr. Bean (2007).
Nas Olimpíadas de Londres 2012, participou da cerimónia de abertura, com o seu famoso personagem, Mr. Bean.

Filmografia
AnoTítuloPapelNotas
1979The Secret Policeman's BallVários papéis
1981Fundamental FrolicsEle mesmo
1982The Secret Policeman's Other BallEle mesmo e vários papéis
1983Dead on TimeBernard Fripp
Never Say Never AgainNigel Small-Fawcett
1989The Appointments of Dennis JenningsDr. SchoonerCurta-Metragem
The Tall GuyRon Anderson
1983 a 1987Blackadder,Blackadder II,Blackadder the ThirdDiversos personagensRoterista, criador e diretor
1990The WitchesMr. Stringer
1991The Driven ManEle mesmoTV
1992Laughing MattersApresentadorDocumentário
1993Hot Shots! Part DeuxDexter Hayman
1994Four Weddings and a FuneralPadre
The Lion KingZazuVoz
1995-1996The Thin Blue LineInspector Fowler
1997BeanMr. BeanTambém escritor e produtor
2000Maybe BabyMr. James
2001Rat RaceEnrico Pollini
2002Scooby-DooEmile Mondavarious
2003Johnny EnglishJohnny English
Love ActuallyRufus
2005Keeping MumReverendo Walter Goodfellow
2007Mr. Bean's HolidayMr. BeanTambém escritor
2011Johnny English RebornJohnny EnglishTambém escritor e produtor

Vida pessoal
Rowan Atkinson casou-se com Sunetra Sastry, filha de um pai indiano e mãe britânica. O casal celebrou a sua boda em Nova Iorque, no Russian Tea Room, a 5 de fevereiro de 1990. Do casamento nasceram dois filhos: Benjamin Alexander Sebastian (nascido em 1993) e Lily Grace (nascida em 1995).
Em abril de 2014 Rowan Atkinson decidiu começar uma nova vida aos 59 anos e o ator colocou um ponto final no casamento, de 23 anos, com Sunetra Sastry.
Após terminar o casamento iniciou novo romance com Louise Ford, uma comediante com quem contracenou em 2013. A sua nova namorada é 28 anos mais nova.


Sem comentários: