quinta-feira, janeiro 01, 2015

O músico e maestro Xavier Cugat nasceu há 115 anos

Francesc d'Asís Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofe (Girona, 1 de janeiro de 1900 - Barcelona, 27 de outubro de 1990) foi um maestro espanhol catalão-cubano, um dos pioneiros na popularização da música latina nos Estados Unidos.
Cugat nasceu na Catalunha e, quando tinha três anos, sua família mudou-se para Havana, capital de Cuba. Sempre propenso à música, foi morar em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde ele trabalhou como cartunista no jornal Los Angeles Times durante o dia e como maestro de noite. Depois de alguns anos apresentando-se em pequenos clubes na área de Los Angeles, Cugat finalmente teve a sua oportunidade quando ele e a sua orquestra obteve um emprego permanente na prestigiosa discoteca Coconut Grove em 1928.
O seu estilo musical popularizou-se e Cugat contribuiu para trazer a música latina para a atenção do público norte-americano. Nos anos 30 e 40, ele foi apelidado de O Rei da Rumba, devido à popularização dessa dança. Nas suas aparições em filmes, Cugat interpretava-se a si próprio, mesmo se o personagem tivesse outro nome que não o dele, e, em conjunto com a sua orquestra, apareceu em vários musicais memoráveis da MGM nos anos 40. Foi casado com a cantora espanhola Charo.
Após sofrer um derrame cerebral , em 1971, Xavier aposentou-se e morreu em Barcelona, em 1990.


Enviar um comentário