terça-feira, dezembro 23, 2014

Eddie Vedder, o vocalista dos Pearl Jam, faz hoje 50 anos!

Edward Louis Severson III (Evanston, 23 de dezembro de 1964), mais conhecido como Eddie Vedder, é um cantor, compositor e músico americano. Sendo vocalista e guitarrista da banda grunge Pearl Jam, cresceu em San Diego, na Califórnia, mudando-se nos anos 90 para Seattle, onde integrou a referida banda.
Eddie Vedder teve uma infância perturbada. Sabe-se que é filho de pais separados; a sua mãe casou com um advogado, que adoptou Eddie quando criança, o qual passou assim a chamar-se Eddie Muller. Mais tarde, após nova separação da sua mãe, mudou o seu nome para Eddie Vedder. Vedder teve apenas um encontro com o seu pai biológico, sendo que este lhe foi apresentado como um amigo da família que anos mais tarde morreu, quando Eddie tinha 13 anos. Vindo a descobrir que este amigo da família era seu pai, porém, só mais tarde, no fim da adolescência. As músicas "Alive" e "Release" - do álbum Ten - descrevem a situação de Eddie Vedder).
Eddie estudou até à faculdade, apesar de ainda ter tentado ir às aulas. Fascinado por basketball e por surf, o vocalista da banda de Seattle iniciou a sua carreira musical numa banda chamada Bad Radio (onde escreveu "Better Man"); mais tarde, participou do único álbum homónimo da banda Temple Of The Dog (banda em homenagem ao vocalista da banda Mother Love Bone, que tinha morrido recentemente de overdose). Depois de participar na gravação do álbum homónimo dos Temple of the Dog, Eddie Vedder juntou-se a Mike McCready, Stone Gossard, Dave Krusen e a Jeff Ament formando assim, no início dos anos 90 a banda Mookie Blaylock (que no mesmo ano viria a chamar-se Pearl Jam).
Em 1992 gravaram o Acústico MTV, que ficou marcado pelo facto de Eddie Vedder ter exposto a posição da banda em relação ao aborto: escrevendo "pro choice" no seu braço ao som da música "Porch".
Eddie fez ainda a voz de um concerto dos The Doors (em memória de Jim Morrison). Casou em 1994, em Roma, com Beth Liebling, com quem namorava desde 1983. Beth faz parte da banda Hovercraft, na qual Eddie já fez algumas participações. O casamento durou até setembro de 2000 (relação de 17 anos) e, em 2001, Eddie conheceu Jill McCormick, actual companheira e com quem tem duas filhas: Olivia, nascida em 2004, e Harper, nascida em 2008. Em 18 de Setembro de 2010, Vedder casou com a namorada de longa data, Jill McCormick. Os dois ficaram noivos em 2009, durante uma apresentação em Washington, capital dos Estados Unidos.
Ao longo dos anos a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polémicos... As suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de bilhetes em território americano) tornaram-se marcos do panorama musical. No processo contra a distribuidora de bilhetes, a banda exigiu através dos tribunais que a empresa reduzisse os seus lucros, a fim de diminuir o preço dos bilhetes para os seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados. Somando-se isso ao activismo político (por exemplo, em 2004 a banda realizou, com outras bandas de renome, uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto no então presidente George Bush; chegando mesmo a ser criticado por ter queimado em palco uma máscara de George W. Bush) e em defesa de causas humanitárias, sociais e ambientais os Pearl Jam tornaram-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock, vendendo, até à data, cerca de 30 milhões de discos nos Estados Unidos e 60 milhões em todo o mundo, sendo a banda recordista de álbuns ao vivo.


Enviar um comentário