sábado, novembro 08, 2014

John Milton morreu há 340 anos

John Milton (Cheapside, Londres, 9 de dezembro de 1608 - Bunhill, Londres, 8 de novembro de 1674) foi um poeta, polemista, intelectual e funcionário público inglês da Comunidade da Inglaterra, sob a direção de Oliver Cromwell, servindo como ministro de línguas estrangeiras. Ele escreveu, num momento de fluxo religioso e agitação política, e é mais conhecido por seu poema épico Paraíso Perdido (1667), escrito em verso branco.
A sua prosa e poesia refletiam profundas convicções pessoais, a paixão pela liberdade e autodeterminação, e as questões urgentes e turbulência política de sua época. Escrevendo em inglês, latim e italiano, alcançando fama internacional durante a sua vida, e o seu célebre texto Areopagítica (1644) - escrito em condenação da censura pré-publicação - está entre as defesas mais influentes e apaixonados da história da liberdade de expressão e liberdade de imprensa.
A biografia de William Hayley, em 1796, o chamou de "o maior autor inglês", e ele geralmente permanece sendo considerado como "um dos escritores mais proeminentes da língua inglesa", embora a recepção crítica tenha oscilado nos séculos desde a sua morte (muitas vezes por conta do seu republicanismo). Samuel Johnson elogiou Paraíso Perdido como "um poema que ... no que diz respeito ao design pode reivindicar o primeiro lugar, e no que diz respeito ao desempenho, o segundo, entre as produções da mente humana", embora ele (um conservador e destinatário do patrocínio real) descreveu a política de Milton como as de um "amargo e mal-humorado republicano".
Por causa do seu republicanismo, Milton tem sido objeto de séculos de pouca consideração britânica (uma consideração hostil de Anthony Wood, em 1691, uma biografia "não-conformista", de John Toland, em 1698, etc). Os seus tratados políticos foram consultados na elaboração da Constituição dos Estados Unidos.
 

Sem comentários: