terça-feira, novembro 25, 2014

Joe DiMaggio nasceu há um século...

Joseph Paul "Joe" DiMaggio (Martinez, Califórnia, 25 de novembro de 1914  - Hollywood, 8 de março de 1999) foi um jogador de beisebol norte-americano que jogou no New York Yankees na MLB. Ele foi eleito para o salão da fama do beisebol em 1955. Ele é o irmão do meio dos também jogadores Vince e Dom.
Nascido Giuseppe Paolo DiMaggio Jr. numa família ítalo-americana, os seus pais, Giuseppe Di Maggio e Rosalia Mercurio, eram da localidade de Isola delle Femmine, Sicília.
DiMaggio foi nomeado três vezes MVP da MLB e foi selecionado treze vezes para o All-Star Game (o único jogador a ser selecionado para o Jogo das Estrelas em todas as temporadas em que atuou). Na sua retida dos campos, era o quinto maior rebatedor de home runs na história das grandes ligas com 361 HRs e o sexto em slugging percentage, com 57,9%. Ele é mais conhecido por sua sequência de 56 jogos com pelo menos uma rebatida (de 15 de maio a 16 de julho de 1941), que ainda é recorde na MLB. Joe DiMaggio retirou-se em 1951 como um dos melhores jogadores de todos os tempos dos Yankees.
Em 1969, pela sua conduta impecável, recebeu o prémio dos profissionais do beisebol e foi eleito o maior desportista vivo.
Outro facto que o tornou famoso, foi o seu curto casamento com a atriz Marilyn Monroe, em 1954.
Fumador ativo durante boa parte da sua vida, foi-lhe, perto do fim da vida, diagnosticado cancro no pulmão. Em outubro de 1998, foi submetido a uma cirurgia para retirar um tumor e ficou 99 dias sob terapia intensiva. Apesar da alta, DiMaggio nunca se restabeleceu completamente após a operação e não apresentava condições para se submeter a um tratamento de quimioterapia. Faleceu em 1999. O corpo de DiMaggio foi enterrado em Martinez, na Califórnia, sua cidade natal.


Sem comentários: