domingo, outubro 26, 2014

Há 25 anos a Legião Urbana lançou o mítico álbum As Quatro Estações

As Quatro Estações é o quarto álbum da banda brasileira Legião Urbana, lançado a 26 de outubro de 1989. O álbum cristalizou a formação que perduraria até o fim da mesma, após a saída do baixista Renato Rocha, pelo seu não comprometimento com o grupo.
Depois do fatídico show no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que terminou em confusão generalizada, a banda chegou a ser odiada por parte do público que foi ao show. O fato aumentou a fobia de palco de Renato Russo e fez com que a banda adotasse uma postura mais introspectiva. Durante as gravações, o baixista Renato Rocha se desentendeu com os demais membros e deixou a banda, fazendo com que algumas bases de baixo já preparadas para o disco fossem regravadas por Renato Russo e Dado Villa-Lobos.
O disco trata de temas como a bissexualidade, como na canção Meninos e Meninas (em que Renato assume abertamente ser bissexual) e Maurício, e a religião, como em Monte Castelo (adaptada de trechos da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, da Bíblia cristã, e mesclada a trechos de um soneto de Luís Vaz de Camões). A crítica social também está presente, com 1965 (Duas Tribos), em que o cantor menciona a tortura (prática comum na ditadura militar, nos anos 70).
Nove das onze faixas do disco estão entre as mais conhecidas da banda, considerado por muitos como o melhor e mais inspirado da história da Legião, inclusive pelo próprio Renato Russo. Entre elas, estão: Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Meninos e Meninas, Monte Castelo e Maurício.
A partir da turnê deste álbum, Renato, Dado e Bonfá passaram a contar com três músicos de apoio: Fred Nascimento (guitarra rítmica e violão), Bruno Araújo (baixo elétrico) e o produtor musical Mu Carvalho (teclados). Destacam-se dois memoráveis shows: no Jockey Clube do Rio de Janeiro, no dia 7 de julho de 1990 (mesmo dia da morte de Cazuza, homenageado pela banda) com 60.000 espectadores, e no Estádio Palestra Itália (Parque Antártica), um mês depois, que foi lançado em CD em 2004 com o título As Quatro Estações ao Vivo, com 100 mil pessoas na plateia.
  
Faixas
  • Todas as músicas por Legião Urbana, exceto "Monte Castelo" (composta por Renato Russo):
N.º Título Duração
1. "Há Tempos"   3:18
2. "Pais e Filhos"   5:08
3. "Feedback Song for a Dying Friend"   5:25
4. "Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto"   3:13
5. "Eu Era um Lobisomem Juvenil"   6:45
6. "1965 (Duas Tribos)"   3:44
7. "Monte Castelo"   3:50
8. "Maurício"   3:17
9. "Meninos e Meninas"   3:23
10. "Sete Cidades"   3:25
11. "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar"   4:56

Formação



Sem comentários: